Ilha de Santa Catalina na Colômbia

Ponte dos namorados Ilha Santa Catalina na Colômbia

Santa Catalina é uma pequena ilha ao lado de Providência na Colômbia, que pode ser percorrida em poucas horas caminhando, vale a pena conhecer!

A ilha é bem pequena mesmo e em pouco tempo já é possível conhecer tudo. Lá não existe muita estrutura para turismo e quase não existem opções de hospedagem ou restaurantes, acho que só vimos 1 ou 2 no caminho.

Como chegar em Santa Catalina?

Para chegar em Santa Catalina é só atravessar a Ponte dos Namorados, que é a ponte que liga Providência e Santa Catalina. Para chegar até a ponte acho que a melhor maneira é de moto alugada ou pegar um moto táxi. Outra opção é através de passeio de barco de volta a ilha.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passeio de barco: Também é possível conhecer a ilha através do passeio de volta a ilha, que custa em torno de 40.000 COP e para na Ponte dos Namorados, Morgan’s Head e também vai até Cayo Cangrejo em Providência. Acho que grande parte dos turistas optam por fazer esse passeio, porém eu decidi não fazer porque não achei que valia a pena, prefiro visitar os lugares separadamente com calma e por conta própria. A única coisa que achei interessante do passeio é ver Morgan’s head de um outro ângulo.

O que fazer em Santa Catalina?

As principais atrações de Santa Catalina são a Ponte dos Namorados, Fort Bay, Morgan’s Head e canhões de Morgan (não visitei).

Passeio por Santa Catalina

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Nós fomos até a Ponte dos Namorados de moto alugada e como não é possível acessar Santa Catalina de carro ou moto, estacionamos ali perto da ponte e percorremos a ilha caminhando. Fiquei muito surpresa por na entrada da ponte ter wifi gratuito, não esperava nem conseguir internet na pousada, imagina na rua haha. É uma pena que quase todas as fotos que tiramos lá com a GoPro, principalmente as da Ponte dos Namorados, ficaram ruins porque a lente estava embaçada/suja e só percebemos depois. Ainda bem que também havíamos tirado algumas fotos com o celular, que ficaram boas até e acabaram salvando os registros do nosso passeio por lá.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Visitamos Santa Catalina já no nosso primeiro dia em Providência, como eu tinha lido que a ilha era pequena e tranquilo de ver tudo caminhando achei que seria melhor ir lá antes de ir para as praias, que provavelmente iríamos ficar mais tempo. Só que como tinha toda aquela função de primeiro dia fazer check in, alugar a moto e localizar onde era cada lugar, acabamos saindo já era 10h e pouco e o calor já estava começando a ficar muito forte. Mas como nos outros dias iríamos para Cayo Cangrejo de manhã, resolvemos ignorar o calor e o nosso cansaço de ter acordado as 4h da manhã por causa do voo e já conhecer Santa Catalina.

Ponte dos Namorados

Ponte dos Namorados Ilha Santa Catalina na Colômbia

O passeio começa na Ponte dos Namorados, que é ponte que liga Providência a Santa Catalina. A ponte é um dos principais pontos turísticos de ambas as ilhas e é realmente um local muito bonito. Eu li relatos de outros viajantes dizendo que no final da tarde é possível ver várias arraias por ali, porém não chegamos a ir lá nesse horário para conferir. Logo que atravessamos a ponte tinha a opção de ir para esquerda e ver Morgan’s head e ir para a direita para ver os Canhões de Morgan, resolvemos começar por Morgan’s head e achamos que era possível dar a volta completa na ilha indo apenas na mesma direção, muito inocentes e desinformados haha. No final do trajeto do lado esquerdo que fomos descobrir que teríamos que voltar todo o caminho para conhecer o outro lado, que acabamos não conhecendo infelizmente.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Foi uma caminhada tranquila no início e a gente nem sabia muito o que esperar do trajeto na verdade, porque já nem lembrava o que tinha lido na internet antes de ir.  Depois de um tempo tivemos que subir essa escadinha e já começou o sofrimento, porque estava super calor, então qualquer esforcinho já parecia uma tortura haha.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Chegando lá em cima a vista é linda!

Ilha Santa Catalina na Colômbia

 Também tinha a estátua de uma santa.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Continuamos indo e havia alguns canhões no caminho.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Em seguida já tem uma escada para descer para Fort Bay, uma pequena praia.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Fort Bay

Fort Bay Ilha Santa Catalina na Colômbia

Fort Bay é mais uma praia bonita que estava deserta, assim como praticamente todas as outras que visitamos em Providência. Não havia quase ninguém, apenas 2 turistas lendo e alguns outros fazendo snorkeling.

Fort Bay Ilha Santa Catalina na Colômbia

Tinha um pseudo barzinho lá vendendo algumas bebidas, mas era bem simples, como tudo em Providência e Santa Catalina.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Na praia também tinha um canhão.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Nem chegamos a entrar na água e acabamos decidindo fazer a trilha até Morgan’s head logo. Perguntamos para o pessoal que estava vendendo bebidas ali e disseram que era uns 15 minutos de caminhada. Nesse ponto nós já estávamos exaustos, pois não havíamos comido nada ainda, a água estava acabando e já era quase meio dia e o sol estava cruel. Mas já que já estávamos ali, resolvemos continuar e ver tudo que tinha para ver logo haha.

Morgan’s Head

Não havia mais ninguém indo até lá, apenas vimos um casal voltando de lá com uma cachorrinha antes da gente começar a trilha, e quando começamos a trilha a cachorrinha acabou vindo atrás da gente.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Ela foi com a gente por todo o caminho indo na nossa frente, mas parando para nos esperar quando ia muito longe, muito fofa. No começo estávamos achando que era um cachorro, sei lá por que, e apelidamos ela de Morgan haha.

Ilha Santa Catalina na Colômbia

Morgan's Head Ilha Santa Catalina na Colômbia

Depois de uns 15/20 minutos chegamos em Morgan’s head, pedra que tem esse nome em homenagem ao pirata Henry Morgan e que tem semelhança a um rosto de perfil, porém desse ângulo não achamos muito parecido. Talvez durante o passeio de barco é mais fácil identificar essa semelhança. Ficamos um tempo descansando e aproveitando a vista linda de lá antes de voltar.

Morgan's Head Ilha Santa Catalina na Colômbia

Morgan's Head Ilha Santa Catalina na Colômbia

Morgan's Head Ilha Santa Catalina na Colômbia

A cadelinha ficou com a gente todo o tempo, mas no caminho de volta quando estávamos quase chegando ela saiu correndo na frente e nem vimos mais ela depois. Apesar de ter uma placa dizendo que é proibido animais, acho que ela é de alguém que mora ou estava trabalhando por ali e fica fazendo a trilha com os turistas que aparecem. Inclusive depois vi fotos de outros viajantes com uma cadelinha que parece ser a mesma em Santa Catalina.

Morgan's Head Ilha Santa Catalina na Colômbia

Quanto tempo demora para conhecer Santa Catalina?

Da ponte até Morgan’s Head, que é o ponto mais longe do lado esquerdo, demoramos em torno de 1 hora caminhando na ida, mas com várias paradas para fotos. Na volta acho que demoramos uns 30/40 minutos para fazer o mesmo trajeto. Como estávamos caminhando no sol do meio dia, exaustos e com fome, deixamos para conhecer o lado direito de Santa Catalina outro dia, porém acabamos não voltando lá. Como gosto de ver todas as atrações possíveis quando estou viajando fiquei chateada de não ter voltado lá para ver o que faltou, mas também não sei se era tão imperdível assim.

Ponte dos namorados Ilha Santa Catalina na Colômbia

Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Para receber mais dicas de viagem ou um aviso quando os próximos forem liberados curta a página do blog no Facebook ou se cadastre para receber os posts por e-mail. Para fotos de viagem siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *