Cayo Cangrejo em Providência, Colômbia

A ilha de Providência é um dos lugares mais bonitos da Colômbia e apesar de ainda ser pouco conhecida e não receber muitos turistas, é um destino imperdível para quem visita San Andrés.

Visitei Providência no final de Março de 2017 por 3 dias, durante uma viagem de 14 dias pela Colômbia, que também incluiu Cartagena e San Andrés. O principal motivo para incluir esse lugar pouco conhecido no roteiro foi Cayo Cangrejo, uma micro ilha que é um dos lugares mais lindos que já visitei. Mas durante esses 3 dias também aproveitamos para conhecer as outras praias da ilha e visitar a pequena ilha de Santa Catalina. Nesse post coloquei todas as informações práticas que você precisa saber para planejar a sua viagem para lá e em outros posts é possível encontrar as informações mais detalhadas sobre hospedagem, onde comer e etc.

Cayo Cangrejo

Vale a pena incluir Providência em um roteiro pela Colômbia?

Estava muito em dúvida sobre isso quando estava planejando minha viagem para Cartagena e San Andrés. Até alguns meses atrás nem sabia que existia essa ilha e não estava encontrando muitas informações em blogs de viagem, nem fotos e relatos que me fizessem achar que a ilha é imperdível. Além disso, os preços das passagens também não eram tão baratos e ia deixar a viagem um pouco mais cara. Porém, depois de muita procura encontrei alguns blogs com boas informações sobre lá e fotos lindíssimas, que me fizeram ter certeza que valia a pena ir para lá e não me arrependi!

Cayo Cangrejo

Alguns dos melhores momentos da viagem foram lá e Cayo Cangrejo foi um dos lugares mais lindos que já visitei até hoje. Acho imperdível conhecer Providência para quem estiver visitando San Andrés!

Paraíso pouco conhecido

Depois do primeiro dia lá já percebi que o motivo pelo qual tive tanta dificuldade de encontrar muitos relatos sobre lá, foi porque realmente as ilhas não recebem muitos visitantes, é o lugar com menos turistas que visitei até hoje na verdade. A maiorias dos poucos turistas que vi eram da Europa, só vi brasileiros lá 2 vezes e 1 das vezes eram blogueiros de viagem também. Visitamos algumas praias bonitas que estavam totalmente desertas, chegou a ser estranho e acabamos optando por nem ficar muito tempo, porque da até uma sensação de que tem algo errado haha.

Cayo Cangrejo

O lugar mais movimentado que visitamos foi Cayo Cangrejo e mesmo no horário de pico não chegava nem perto de lembrar o absurdo de turistas que tem em San Andrés. Considerando outros relatos que li na internet, acho que realmente o movimento de turistas é bem baixo lá, mesmo em outras épocas. Sem falar que depois que você vivenciar a muvuca absurda de turistas em San Andrés vai valorizar mais ainda a paz de um lugar com poucos turistas como Providência.

Quando ir?

Para fugir das chuvas a melhor época para ir para Providência é de dezembro a março. O pior mês é Outubro, pois é quando as chuvas estão mais fortes. Acho que vale a pena evitar a todo custo épocas de chuva em San Andrés e Providência,  porque esses lugares não tem opções do que fazer fora praia, então as chuvas podem acabar arruinando a viagem.  Fui no final de março de 2017 e o tempo estava bom todos os dias, teve apenas alguns momentos de tempo nublado no primeiro dia em Providência.

Quanto tempo ficar em Providência?

Acho que vale a pena ficar pelo menos 2 dias em Providência. Fiquei 3 dias e achei um tempo bom, deu para fazer tudo que eu queria, mas durante o planejamento da viagem quantos dias ficar na ilha foi uma super dúvida. A ilha é pequena e não tem tanta coisa para fazer, mas em todos os relatos que li as pessoas se arrependiam de não ter ficado mais, falavam em voltar uma próxima vez para ficar só lá. No fim virei uma dessas pessoas e também me arrependi de não tem trocado 1 ou 2 dias da muvuca de San Andrés por mais um tempinho de paz sem turistas em Providência haha. Outros viajantes que conhecemos lá estavam ficando 1 semana, 10 dias, pelo jeito os poucos turistas que vão para lá pretendem ficar relaxando vários dias.

O que fazer em Providência?

Cayo Cangrejo

A ilha é bem pequena e tem apenas 17km², então apesar das atrações serem espalhadas pela ilha é tudo mais ou menos perto. Esse mapa é o que ganhamos na pousada Dona Enilda, não esta em um estado muito bom na foto abaixo, mas ainda achei que com ele da para ter uma ideia melhor da ilha do que marcando os pontos no google maps. Procurando no maps não consegui encontrar todos os pontos que visitamos.

Mapa Providência, Colômbia
Mapa Providência

O que fazer em Providência? As principais atrações da ilha são Cayo Cangrejo, ilha Santa Catalina, Almond Bay, Southwest Bay (Playa de Sur Oeste), Freshwater Bay (Playa de Agua Dulce), Playa de Manzanillo (Manchineel Bay) e Roland’s Bar

Como chegar nas praias? Mesmo a ilha sendo bem pequena, como não parece existir transporte público foi essencial alugar uma moto para fazer todos os trajetos. Apenas para ir para Cayo Cangrejo é necessário pegar um barco. Já em Santa Catalina não entra nenhum veículo, então deixamos a moto antes da Ponte dos Namorados e percorremos a ilha caminhando.

Cayo Cangrejo em Providência, Colômbia

Essa micro ilha é a principal atração de Providência e um dos lugares mais lindos que já visitei, imperdível para quem estiver visitando a Colômbia! Confira o post completo com todos os detalhes e muitas fotos desse lugar sensacional: Cayo Cangrejo, paraíso na Colômbia

Southwest Bay (Playa de Sur Oeste)

Southwest Bay em Providência, Colômbia
Southwest Bay

Essa praia é apaixonante e foi meu lugar favorito depois de Cayo Cangrejo, tem um pôr do sol maravilhoso, muitos coqueiros, redes e o mar é super calmo. O restaurante El Divino Niño, um dos principais da ilha, é localizado lá.  Confira o post completo com todas as informações e fotos: Southwest Bay

Pôr do Sol em Southwest Bay em Providência, Colômbia
Pôr do Sol em Southwest Bay
Southwest Bay em Providência, Colômbia
Southwest Bay

Santa Catalina

Santa Catalina Colômbia

É uma pequena ilha ao lado de Providência, que não tem muita infraestrutura e é possível conhecer em poucas horas, mas que também proporciona paisagens lindas, vale muito a pena conhecer! Confira o post completo com todas as informações sobre o que fazer por lá: Santa Catalina

Fort Bay em Santa Catalina Colômbia
Fort Bay

Almond Bay

Almond Bay em Providência, Colômbia

Almond Bay foi a primeira praia que visitamos em Providência, tem uma escultura de polvo gigante na frente, estacionamos a moto logo ali e tem uma caminhadinha até chegar na praia ainda, que é bem pequena e estava vazia. Só encontramos um casal saindo de lá quando estávamos chegando e 3 homens que estavam vendendo água e drinks. Foi muito estranho, porque não tinha absolutamente ninguém na praia, como eles ficam lá parados o dia todo sem vender praticamente nada?! Almond Bay é bonita, mas não se compara as outras praias, então acabamos nem perdemos muito tempo lá e não sentimos necessidade de voltar outro dia.

Freshwater Bay (Playa de Agua Dulce)

Freshwater Bay em Providência, Colômbia
Freshwater Bay

Li em algum lugar que Freshwater Bay era a praia mais turística, porém chegamos lá no primeiro dia não tinha absolutamente ninguém na beira da praia, o tempo também não estava muito bom. Compramos uma água em uma loja de mergulho, descansamos alguns minutos e já fomos embora. Até tentei voltar uma segunda vez lá no dia seguinte no final da tarde, mas novamente estava vazia, havia apenas umas 4 pessoas na praia.

Assim como outras praias de Providência é fácil de perder a indicação da entrada, que é um pouco escondida.

Freshwater Bay em Providência, Colômbia
Freshwater Bay

É uma praia bonita, mas como estava sempre super vazia em ambas as vezes que fomos, não nos animamos muito em ficar lá e acabamos indo para Southwest Bay. Tem muitas pousadas e restaurantes nessa área, como o Caribbean Place, então pela infraestrutura que tem perto acho que é uma boa região para se hospedar.

Playa de Manzanillo (Manchineel Bay) e Roland’s Bar

Roland's Bar na Playa de Manzanillo (Manchineel Bay) em Providência
Roland’s Bar

Também demos só uma passadinha nessa praia no final do primeiro dia, a praia também é bonita mas fomos mais para conhecer o Roland’s Bar, bem famoso na ilha. Não tinha muita coisa acontecendo e estava meio sem graça na hora que fomos, como estávamos cansados deixamos para voltar outro dia. Infelizmente não voltamos no sábado e acabamos voltando só no domingo a noite e o Bar estava fechado. Tinha bastante gente lá, bebendo e colocando música em um carro, mas era o pessoal da própria ilha e não vimos turistas lá praticamente, então acabamos não ficando muito confortáveis de ficar lá.

Acho que é praticamente o único bar da ilha, pelo menos que os turistas visitam, não ficamos sabendo de nenhum outro lugar. Fiquei bem chateada que não conseguimos ir em algum momento que estive um clima melhor para ficar lá, porque pelos relatos de outros visitantes parecia ser um dos lugares mais legais da ilha.

Roland's Bar na Playa de Manzanillo (Manchineel Bay) em Providência
Roland’s Bar

Era bem pertinho da pousada Dona Enilda e disseram que dava para ir até caminhando, mas ainda bem que fomos de moto, porque depois da entrada na estrada é bem longe ainda o caminho até a praia, além de deserto. Infelizmente não tirei mais fotos da praia porque achei que iria voltar lá outro dia mais cedo, mas acabamos focando em ficar mais tempo em Cayo Cangrejo e Southwest Bay que foram os lugares que adoramos.

Passeio de barco em Providência

Também existe a opção de fazer um passeio de barco de volta a ilha, que vai até Cayo Cangrejo por aproximadamente 1 hora, passa por Santa Catalina e tem desembarque na Ponte dos Namorados por alguns minutos e também vai até Morgan’s Head por 40.000 COP. Acho que a maioria das pessoas faz esse passeio, porém não achei que vale a pena, pois é muita correria para pouco tempo em cada lugar. Preferi dedicar 2 dias para aproveitar Cayo Cangrejo com calma e 1 dia para conhecer o resto das praias.

O que fazer a noite em Providência?

Praticamente não existe vida noturna lá, o lugar mais animadinha da ilha é o Roland’s Bar. Ficamos de sexta-feira a Domingo lá e foi até um pouco engraçado, porque todos os dias que estivemos lá demos a volta a ilha de moto passando pelos mesmo lugares e pudemos perceber claramente a variação de comportamento das pessoas dependendo do dia. Sábado algumas casas de “pessoas normais” pareciam ter virado mini barzinhos/festas, com algumas luzinhas acesas e um pouco de movimento e também haviam várias pessoas sentadas nas calçadas na frente de casa socializando. Já no domingo as pessoas estavam indo para as igrejas em peso, passamos por 2 igrejas lotadas a noite.

Roteiro de 3 dias em Providência

No primeiro dia conseguimos dar a volta a ilha parando em todas as praias para ver se valia a pena ou não e ainda conhecer a ilha de Santa Catalina. Como nosso foco era Cayo Cangrejo, nos outros 2 dias quisemos aproveitar nosso tempo lá sem pressa. A ilha tem várias praias bonitas e quase sempre desertas, mas o lugar que me apaixonei foi Southwest Bay, pois tinha um clima muito bom, pôr do sol lindo, mar super calmo e fomos lá todos os 3 dias que estivemos na ilha, geralmente no final da tarde.

Roteiro de 3 dias em Providência, Colômbia

Dia 1: Chegamos as 8h, alugamos uma moto com a pousada Dona Enilda e aproveitamos o primeiro dia para conhecer os outros pontos da ilha fora Cayo Cangrejo. Começamos pela ilha vizinha, Santa Catalina e depois passamos rapidamente pelas praias Almond Bay e Freshwater Bay, que estavam desertas, então acabamos não ficando muito tempo. Em seguida fomos para a praia Southwest Bay (amei essa praia), que tinha um pouco mais de movimento e almoçamos no El Divino Niño, mas isso já era no meio da tarde.

Depois no final da tarde fomos conhecer Playa de Manzanillo e Roland’s Bar, que era pertinho da nossa pousada, na hora que fomos lá não tinha nada demais acontecendo então também não ficamos muito tempo pois estávamos exaustos. A noite fomos jantar no restaurante Caribbean Place, apesar de ser recomendado como um dos melhores da ilha, nossa experiência lá foi um pouco decepcionante.

DIA 2: Nesse dia estávamos comemorando 1 ano e 6 meses juntos e na hora de planejar a viagem e comprar as passagens eu já considerei isso e organizei tudo para que estivéssemos em Providência para visitar Cayo Cangrejo nesse dia, que já imaginávamos que seria o ponto alto da nossa viagem pela Colômbia. E realmente, foi um dos lugares mais sensacionais que já visitamos, tanto que priorizamos esse lugar no nosso roteiro, porque apesar das outras praias também serem bonitas, nada se compara a esse lugar.

Fomos para Cayo Cangrejo de manhã e quando voltamos de lá já era o meio da tarde e estávamos morrendo de fome, o ponto que desembarcamos já é no Hotel Deep Blue, o que foi perfeito pois planejávamos comer lá esse dia, pois é um dos restaurantes mais arrumadinhos da ilha. No final da tarde fomos novamente em Southwest Bay para ver o pôr do sol e acabamos ficando mais um tempo a noite no bar El Serenita, ao lado do El Divino Niño.

DIA 3: Fomos para Cayo Cangrejo de manhã novamente e ficamos até as 14:00. Em seguida fomos para Southwest Bay e comemos no El Divino Niño, ficamos lá até anoitecer. A noite acabamos jantando no restaurante da Pousada Dona Enilda, onde estávamos hospedados.

Quanto custa viajar para Providência e Santa Catalina?

Para conhecer um lugar tão paradisíaco quanto Cayo Cangrejo os custos até que são baratos, principalmente se comparado a outros lugares do Caribe. Só o valor do voo de San Andrés até lá que não é muito barato, ainda mais considerando que são menos de 30 minutos de voo. Coloquei na planilha abaixo todos os custos que tivemos para 2 pessoas durante os 3 dias que estive em Providência em Março de 2017. Coloquei também o custo individual e em reais, considerando a cotação que acabei pagando na época: R$1,00 = 840 COP.

Quanto custa viajar para Providência, Colômbia

Outros custos:

Tarjeta de Turismo: Não adicionei nos custos, pois é a mesmo que já é paga em San Andrés, vale para os 2 lugares e é pago apenas uma vez. Valor: 105.00 COP por pessoa (R$125,00)

Passagem para a Colômbia: O voo de Porto Alegre para San Andrés custa a partir de aproximadamente R$1.000 (valor promocional, vi para novembro de 2017), mas geralmente esta em torno de R$1.300 pela Avianca. Paguei R$1.636.62 ida e volta pela Copa Airlines, indo por Cartagena e voltando por San Andrés. Paguei um pouco mais caro que os R$1.300 porque achei melhor ir pela Copa Airlines que tem um trajeto bem melhor e mais rápido que a Avianca: Porto Alegre- Panamá- San Andrés. Além disso, ida e volta por cidades diferentes também deixou um pouquinho mais caro na época.

Seguro viagem

Eu sempre faço seguro para todas as minhas viagens e recomendo fazer, pois a gente nunca sabe que tipo de imprevistos ou acidentes podem acontecer. No site dos Seguros Promo colocando as datas e o local da viagem é possível consultar os preços e contratar o seguro viagem, é super fácil. Site: Seguros Promo

Casas de câmbio, caixas eletrônicos e qual moeda levar?

A ilha é bem simples e não tem muitas opções de serviços, então leve todo dinheiro que vai precisar, para não depender dos caixas eletrônicos ou casas de câmbio, que são poucos e podem não funcionar. Além disso, muitos lugares podem não aceitar cartão de crédito. Nós levamos dólares para a Colômbia e fizemos a troca por pesos colombianos em Cartagena, então já fomos para Providência com todo o dinheiro que achamos que iríamos precisar lá para evitar problemas. Pelo que li em outros blogs existem apenas 2 caixas eletrônicos lá e houveram turistas que ficaram sem dinheiro durante a viagem, pois nenhum dos caixas funcionou.

Hospedagem em Providência

Onde se hospedar em Providência? Providência não tem muitas opções hospedagem, na grande parte dos relatos que encontrei as pessoas haviam ficado na Pousada Dona Enilda e adoraram, então acabei optando por me hospedar lá. Pagamos 176.000 COP (R$210,00) por noite em quarto privado para 2 pessoas. Fiz um post com todos os detalhes e fotos da Pousada: Pousada Dona Enilda. Outras opções que achei interessante foram o Hotel Sirius e o Hotel Deep Blue, que é o hotel com mais estrutura da ilha e é lindo, porém o valor da diária também é o mais alto.

Onde comer em Providência

Restaurante do Hotel Deep Blue em Providência, Colômbia
Restaurante do Hotel Deep Blue

A ilha ainda não recebe muitos turistas, então as opções de restaurantes e bares são poucas. Nós fomos nos lugares recomendados por outros viajantes na internet e fora esses não existiam muitas outras opções e nem filiais de grandes redes lá. Além disso, todos os lugares são bem simples, com exceção do restaurante do Hotel Deep Blue, que é super bonito e tem vista para Cayo Cangrejo.

Onde comer em Providência? El Divino Niño, Restaurante do Hotel Deep Blue, Caribbean Place- Donde Martin Restaurant, Pousada Dona Enilda, Café Studio e Roland’s Bar. Informações, fotos e preços dos principais restaurantes da ilha no post: Onde comer

Mercados em Providência: O lado ruim das ilhas serem tão simples e pouco movimentadas, é que nem sempre é tão simples achar mercado e lugares para comer, ainda mais dependendo do horário. No primeiro dia no horário do meio dia tivemos muita dificuldade até para comprar uma água, pois não estávamos achando muito mercados abertos e nos que achamos ninguém estava querendo trocar uma nota de 50.000 COP. A região que vimos mais mercados foi perto da Ponte dos Namorados, em uma das ruas ali perto tem uns 3 ou 4 mercados, que nem notamos na primeira vez que passamos por ali. Em Freshwater Bay também tem um mercado que a pousada tinha nos indicado, o Super Morgan, mas não gostamos muito.

Como se locomover em Providência?

Para conseguir conhecer a ilha toda com tranquilidade com certeza a melhor opção é alugar uma moto, não vi transporte público lá e maioria das pessoas anda de moto, sem capacete ainda por cima, e algumas poucas pessoas de carro. Até existe a opção de moto táxi, mas não é muito prático, pois você não encontra com facilidade pelo caminho, acho que tem que ser tudo combinado previamente com a pousada. Também é possível alugar carrinho de golfe, mas é bem mais caro, acho que era uns de 150.000 COP por dia.

Aluguel de moto

Alugamos uma moto por 3 dias, com a própria Pousada Dona Enilda, por 50.000 COP por dia. A gente estava com um pouco de receio de andar de moto devido a nossa falta de experiência, pois só havíamos andando de ATV antes, mas o responsável da pousada apenas deu uma explicação de menos de 5 minutos e já saímos andando com a motinho.

Aluguel de moto em Providência, Colômbia

Como a ilha é pequena e bem vazia foi super tranquilo, até eu que tenho medinho de andar de moto não achei em nenhum momento que tinha algum risco. Assim como em San Andrés, ninguém usa capacete, pelo jeito nem existe essa opção na verdade. E a gente viu todo tipo de cena bizarra com moto lá, mas as mais impactantes foram:

-Uma mulher sozinha na moto com um bebê no canguru na frente do peito, sem capacete e sem a menor segurança
-Famílias inteiras na mesma moto, tinha uma com um casal, um bebê e uma criança pequena, todos na mesma motinho
-Várias casos de 3 pessoas adultas na mesma motinho

Aluguel de moto em Providência, Colômbia

Posto de gasolina: Só vimos 1 posto de gasolina em Providência, não sei se tem mais alguma opção fora essa. Quando tentamos ir na primeira vez estava fechado e acabamos tendo que pedir ajuda para o pessoal da pousada conseguir gasolina para sairmos de novo mais tarde. Antes de entregar a moto conseguimos abastecer e custou apenas 10.000 COP.

Tarjeta de turismo

Para entrar na ilha é necessário pagar a Tarjeta de turismo, que custa 105.000 COP por pessoa. Esse é a mesma tarjeta solicitada para entrar em Providência, então não é necessário pagar novamente depois, usei a mesma a viagem toda entrando e saindo dessas ilhas. Pelo jeito o preço esta subindo cada vez mais, pois nos relatos que encontrei antes de ir o valor era menor. Acho que estão usando grande parte desse valor para reformar as estradas, pois em ambas as ilhas as estradas estavam com obras em diversos trechos. Atenção: Guarde a tarjeta a viagem toda, pois pedem em todos os voos da viagem!

Tarjeta de Turismo San Andrés e Providência

Como chegar em Providência?

Providência, Colômbia

É possível chegar em Providência de avião ou catamarã saindo de San Andrés, depois de muito pesquisar eu escolhi ir de avião.

Catamarã
Segundo o relato de outros viajantes o trajeto é bem tenso, principalmente na ida, que é um pouco mais demorada. Dependendo da época o trajeto não é feito todos os dias, então é bom se informar antes de planejar as datas.
Site que encontrei: Conocemos Navegando e Catamarán El Sensation
Duração: Em torno de 3:30 na ida e 2:45  na volta
Preço: Em torno de 170.000 COP cada trecho. Comprando ida e volta junto é mais barato.

Avião
O trajeto entre San Andrés e Providência é realizado pela empresa Satena, é super rápido e tranquilo.
Site para comprar a passagem: Satena
Duração: Em torno de 30 minutos
Preço que paguei: 230.000 COP cada trecho, total de 460.000 COP ida e volta.
*Pelo que vi o preço subiu para 240.800 COP cada techo

Qual é a melhor opção para chegar em Providência, catamarã ou avião?

Eu odeio andar de avião, morro de medo e só de pensar em andar em um avião tão pequeno assim ficava mais nervosa ainda. Mas mesmo tendo pavor de andar de avião e querendo economizar, depois de muito pesquisar cheguei a conclusão que a melhor opção é ir de avião mesmo, tanto por ser mais rápido como por não ser tão tenso como o trajeto de Catamarã. Além disso, os horários do Catamarã também era bem ruins, chegava umas 11:00 e para voltar saia umas 15:00, então acabaria perdendo uma manhã e uma tarde inteira dos 3 dias. Com o voo consegui chegar as 08:00 e voltei as 08:00 também, então conseguimos aproveitar ao máximo nosso tempo lá. Sem falar que a vista do voo é sensacional!

Voo entre San Andrés e Providência

Como é o voo entre San Andrés e Providência? Me surpreendi porque praticamente não senti medo durante o voo, foi bem mais tranquilo do que os outros voos da viagem. Fiquei focando na vista maravilhosa, tirando fotos, fazendo vídeos e o voo foi super rápido.

O avião é super pequeno, para apenas 17 passageiros e é bem rápido, dura em torno de 30 minutos. Os assentos não são definidos antes do voo, quem entrar primeiro senta onde quiser, como fiquei tirando fotos até a última hora entramos por último e acabamos ficando sem opção e tivemos que sentar separados. O avião não tem banheiro e nada é servido durante o voo, as instruções de segurança também são super simples e rápidas.

O trajeto entre as ilhas tem vistas maravilhosas, tanto saindo de San Andrés quanto chegando Providência, são muitos tons de azul lindos, para não perder o melhor é sentar do lado esquerdo. Eu não sabia qual era o melhor lado para sentar, mas acabei dando sorte que não tinha opções de lugares para sentar junto com o Henrique e sentei sozinha no lado esquerdo, então pude tirar muitas fotos e fazer vídeos. Nas próximas semanas irei postar os vídeos dos voos.

Voo entre San Andrés e Providência

Já na volta achei que seria melhor o lado direito, mas não, deveria ter sentado do lado esquerdo de novo. O dia estava melhor e os tons de azul pareciam mais lindos ainda, tanto saindo de Providência quanto chegando em San Andrés, mas apenas pude espiar do outro lado do corredor e ficar resmungando que queria ter sentado do outro lado haha.

Limite de bagagem no voo entre San Andrés e Providência

Na nossa viagem pela Colômbia decidimos ir apenas com 1 mochila pequena cada um (foto abaixo), dessas que se usa para ir para escola/faculdade mesmo, estávamos preocupados com uma possível falta de espaço, mas no fim nem chegamos a usar tudo que levamos para esses 14 dias, então deu tranquilo. Isso foi perfeito para o voo de Providência, pois a bagagem tem limite de peso devido ao tamanho do avião, acho que era 10kg por pessoa, mas é melhor confirmar quando for comprar a passagem. Mas quem estiver com bagagem maior acho que da para tentar deixar no hotel em San Andrés e ir apenas com uma bagagem menor.

Aeroporto de Providência e imigração

Aeroporto de Providência, Colômbia

Geralmente eu não falo sobre os aeroportos, mas o aeroporto de Providência além de ser bem pequeno, é o mais simples que já visitei até hoje e não tem muita infraestrutura, então achei interessante compartilhar. Na chegada a imigração foi apenas uma atendente conferindo os passaportes e boletos turísticos, nem fizeram perguntas.

Providência, Colômbia

Na hora de retornar para San Andrés nosso voo era bem cedo e nós estávamos querendo ir com a mesma antecedência dos outros voos para o aeroporto, mas o pessoal do hotel já nos alertou que não adiantava, pois o aeroporto nem estaria funcionando muito antes. O check in é feito logo na entrada do aeroporto, na área que aparece na foto abaixo. A bagagem tem limite de peso e eles nos pesaram na balança junto com as mochilas.

Aeroporto de Providência, Colômbia
Check in

A passagem pela segurança, assim como tudo na ilha, é absurdamente simples, na foto abaixo no fundo é possível ver toda a estrutura do aeroporto depois do check in. A esquerda 2 pessoas verificam as bagagens de mão, apalpando e abrindo algumas para verificação, depois uma pessoa, de branco no meio na foto, verifica os passageiros com um detector de metal manualmente e outra pessoa, a mulher sentada na cadeira na foto, verifica o boleto turístico e passaporte. Depois disso já aguardamos ali do lado mesmo sentados a hora de embarcar, quando caminhamos até o avião, isso uns 15 minutos antes do voo sair só.

O que levar para Providência?

Bagagem pequena: Devido ao limite de peso do voo.

Adaptador: Esquecemos de levar adaptador de tomadas para a Colômbia e conseguimos comprar facilmente em Cartagena, mas acho que talvez em Providência não seria tão fácil assim encontrar um lugar que vendesse, então melhor não esquecer de levar.

Máscara para fazer snorkeling: Já compre em San Andrés, pois não é tão fácil de comprar em Providência, pouquíssimos lugares tem para vender e quase não tem opções, além de ser mais caro. Como é algo que é bastante usado em um roteiro por esse lugares, vale a pena comprar ao invés de ficar alugando todos os dias. Nós não compramos no dia que ficamos em San Andrés antes de ir para lá e nos arrependemos, pois acabamos comprando na volta de qualquer maneira. Sapatilha não foi tão necessário lá como San Andrés, entramos na água sem.

Que roupas levar? Todos os dias estava calor e a ilha é bem simples, então apenas roupas de banho, roupas simples de verão e um casaquinho leve já foram suficientes. Ninguém anda arrumado lá e não tem muitas opções de lugar para sair a noite, então nem vale a pena levar roupas muito arrumadas nem saltos. A noite quando estávamos andando de moto que foi o único momento que sentimos um pouco de frio, mas sempre é bom levar pelo menos um calça, casaco e sapato fechado para garantir, caso chova algum dia e fique frio.

Segurança e infraestrutura de hospitais

A ilha parece super segura e tranquila, em questão de violência ou assaltos, até por ser tão vazia. A única noticia ruim que ficamos sabendo foi que no nosso segundo dia lá uma turista americana foi atingida enquanto fazia snorkeling em Santa Catalina por uma lancha que perdeu o controle e teve ferimento bem grave na cabeça, como a ilha não tem muita estrutura a levaram para San Andrés para receber tratamento. Pelo jeito esse tipo de acidente nunca tinha acontecido antes lá, só ficamos sabendo do acidente porque uma turista francesa nos contou em Cayo Cangrejo e pesquisamos para descobrir o que tinha acontecido.

Todos os valores em Reais no post são com base na cotação da época que estive lá (Março 2017).

Outros posts sobre a Colômbia

Cayo Cangrejo

Aqui no blog tem muuuitos outros posts com todos os detalhes da viagem que fiz para a Colômbia, com muitas fotos e informações. Além dos posts gerais sobre cada lugar, também tem posts com detalhes dos lugares onde nos hospedamos, dos passeios, dos restaurantes, fotos dos cardápios, preços, melhor época para viajar para cada lugar e etc. Coloquei todos os links abaixo:

14 dias na Colômbia: Cartagena, San Andrés e Providência
San Andrés: quanto custa, como chegar, o que fazer e muito mais!
Passeio para Johnny Cay em San Andrés

Southwest Bay em Providência

Onde comer em Providência
Hospedagem em Providência: Pousada Dona Enilda

Cartagena: quanto custa, como chegar, o que fazer em 4 dias e muito mais!
Playa Blanca e hospedagem em Cabanã Princesa Del Mar
Republica Hostel Cartagena

Sites para ajudar no planejamento da viagem:

Hospedagem:  Booking
Aluguel de carro: Rent Cars
Seguro viagem: Seguros Promo

O blog participa do programa de afiliados desses sites, então se você fizer alguma reserva usando esses links o blog ganha uma pequena comissão depois que a reserva estiver finalizada e você não paga nada a mais por isso!

Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Para receber mais dicas de viagem ou um aviso quando os próximos forem liberados curta a página do blog no Facebook ou se cadastre para receber os posts por e-mail. Para fotos de viagem siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.