Passeio El Acuario San Andrés

O Acuario é um dos principais passeios em San Andrés e mais um lugar lindo que é imperdível conhecer na ilha! Lá também é possível caminhar até a pequena ilha de Haines Cay. Nesse post coloquei todos os detalhes de como foi esse passeio maravilhoso.

Como chegar no acuario em san andrés

Existem 2 tipos de passeios para visitar o Acuario em San Andrés: Acuario ou Acuario + Johnny Cay. Eu recomendo fazer os passeios do Acuario e Johnny Cay em dias diferentes. Visitar os dois lugares no mesmo dia é muito corrido e não da nem para ver tudo com calma, muito menos ter tempo para relaxar.

Horário do passeio: Saídas geralmente às 09:15 e retorno às 13:30 ou 15:30.
Preço: Em torno de 15.000 COP apenas Acuario/ 20.000 COP Acuario + Johnny Cay
Locker: 5.000 COP – Existem lockers disponíveis para quem quiser guardar os pertences para entrar na água. Nós acabamos usando quando fomos fazer snorkeling porque a movimentação de pessoas é muito grande lá.

O trajeto até o Acuario é bem rápido e super tranquilo, deve demorar menos de 10 minutos.

Passeio El Acuario San Andrés

Nós fizemos o passeio para o Acuario 2 vezes, um dia ficando até as 16:00 e um dia retornando as 13:30. Como eu havia lido que ficando o dia todo lá em alguns horários era possível fugir da muvuca, eu queria muito um passeio que voltasse no final do dia. Mas na hora de comprar o passeio não foi tão fácil achar algum que voltasse mais tarde. Tanto a Cooperativa, que era minha primeira opção, como outros me disseram que o horário máximo de retorno era 13:30. Mas depois de procurar por um tempo encontrei um que ficava até umas 16:00. No final do post comentei um pouco sobre como foi cada um dos dias que estive lá.

El acuario

O Acuario em San Andrés é uma pequena ilha, tão pequena que mais parece um grande banco de areia no meio do mar. Lá não tem tanta estrutura quanto Jonnhy Cay, então não é possível alugar cadeira e barraca para passar o dia lá por exemplo. Mas existe um pouco de estrutura, como lockers para deixar os pertences e venda de drinks, entre outras coisas. Não cheguei a olhar muito como era a parte de comida, se tinha opção para almoçar ou não, pois nós levamos alguns lanchinhos para comer lá.

Fugindo da multidão no Acuario em san andrés

Apesar do Acuario estar sempre lotado, a maioria das pessoas fica concentrada ao redor da parte principal de desembarque dos barcos.  Então as áreas mais afastadas acabam não ficando tão lotadas, pelo menos quando estive lá. E foi nesse lado mais vazio da foto abaixo que achamos um lugarzinho muito paradisíaco que vou comentar mais abaixo.

Passeio El Acuario San Andrés

Como nós tivemos bastante tempo no Acuario aproveitamos para explorar bem todos os lugares praticamente. Em grande parte das fotos que coloquei nesse post parece que o Acuario é até meio vazio, mas é só porque nós evitamos ao máximo ficar no meio da multidão. Além disso, também estávamos procurando os lugares mais bonitos e vazios para tirar fotos. Então ficamos um tempo nesse lado esquerdo onde a água é super rasa e não tinha muita gente.

Também acabamos aproveitando grande parte do tempo dentro do mar mesmo. Era possível até para ficar sentado em algumas partes relaxando, sem nenhum figurante por parte haha.

Banco de areia paradisíaco no Acuario

Em uma área mais afastada perto dessa mesma região das fotos acima acabamos descobrindo muito por acaso que existia um banco de areia no meio do mar. Pelo jeito quase ninguém havia notado que existia esse pedacinho de areia privado no meio daquele mar maravilhoso. Recomendo muito procurar esse lugar, é meio escondido, mas se você estiver com tempo vale a pena ir até lá. O lugar é um verdadeiro paraíso e as fotos lá ficam muito lindas, fizemos uma sessão de fotos haha.

Paraíso no Acuario em San Andrés

Mas como eu sei que em San Andrés praticamente nenhum paraíso fica privado por muito tempo, a primeira coisa que eu quis fazer foi tirar muitas fotos antes que outras pessoas notassem que esse lugar existia. E depois de um tempinho já apareceram outras pessoas que nos viram lá e foram conferir o lugar também. Então nossa paz não durou muito haha.

Snorkeling no Acuario em San Andrés

Snorkeling Passeio El Acuario San Andrés

Na primeira vez que estivemos no Acuario nós ficamos um bom tempo fazendo snorkeling. Existem algumas cordas limitando onde podemos ir e nós fomos até o limite de onde era possível praticamente. Na foto abaixo a gente foi tão longe no snorkeling que nem da para ver nenhum outro turista por perto haha. Mas no fim nem valeu a pena ir tão longe, depois de um certo ponto era tudo mais do mesmo.

Confesso que me decepcionei um pouco com o snorkeling lá, não vimos muitos peixes diferentes, nem nada super sensacional. Não sei se sempre foi assim ou se o excesso de turistas anda reduzindo a vida marinha no Acuario.

Haines Cay, pequena ilha em frente ao acuario

Haynes Cay

Logo em frente ao Acuario tem uma pequena ilha chamada Haines Cay, na foto abaixo é possível ver o quão próxima do Acuario é a ilha. Todo mundo vai até lá caminhando, pois a água é bem rasa. A ilha é um amor, vale muito a pena conhecer!

Haynes Cay vista do Acuario

Para fazer a travessia entre o Acuario e Haines Cay em algumas partes a profundidade é um pouco maior. Então se você estiver com pertences que não queira molhar é só colocar em cima da cabeça. Para quem preferir não levar nada existe a opção de deixar os pertences nos lockers disponíveis para aluguel nos quiosques, por 5.000 COP por armário.

Travessia até Haines Cay

Haines Cay é uma ilha super pequena e é bem rápido dar uma volta inteira nela caminhando. Não tem nada demais acontecendo lá, mas vale a pena visitar pela beleza do lugar.

Também vimos um bar e várias mesas e cadeiras coloridas, era super bonitinho, parecia coisa de filme haha. Mas infelizmente não estava funcionando. Não sei se funciona em outras épocas ou não, é uma pena, pois já podia me imaginar tomando uma Piña Colada ali haha.

Haynes Cay Passeio El Acuario San Andrés

E a vista que temos do Acuario de lá também é linda demais, parece de mentira tantos tons de azul!

Haines Cay em frente ao Acuario em San Andrés

O que levar para o Acuario?

Além de levar máscara para fazer snorkeling, é muito importante levar sapatilha para entrar na água, pois lá tem muitos ouriços em algumas áreas. Esses 2 itens são bem baratos para comprar em San Andrés, no post geral sobre lá coloquei mais detalhes, fotos e valores: San Andrés: quanto custa, como chegar, o que fazer e muito mais!

Snorkeling Passeio El Acuario San Andrés

Câmera à prova d’água/GoPro 5 Black

Outra coisa interessante de levar é uma câmera à prova d’água. Nós compramos uma GoPro5 logo antes dessa viagem e foi a melhor coisa que fizemos! Foi ótimo poder tirar muitas fotos embaixo d’água. Esse modelo não precisa nem de case para poder molhar. Praticamente todas as fotos dessa viagem foram tiradas com a GoPro 5 e ficaram mil vezes melhores que as fotos que tiramos em outras viagens com praia antes! Para quem quiser mais detalhes aqui no blog tem um post falando sobre as principais vantagens e desvantagens dessa câmera para viagens: GoPro 5 Black para viagens, vale a pena?

Precisa saber nadar para aproveitar o passeio para o acuario em san andrés?

Muitas pessoas tem dúvida se é preciso saber nadar para aproveitar os passeios em San Andrés, mas não é! Especialmente no Acuario a água é muito rasa em grande parte do lugar, então é bem tranquilo aproveitar tudo mesmo sem saber nadar.

Snorkeling no Acuario em San Andrés

Quando se vai muito longe fazendo snorkeling como a gente foi, existem sim alguns pontos onde a profundidade é maior e eu não dava pé todo o tempo. Mas não é nem um pouco imperdível ir até lá e quase ninguém vai na verdade. Eu não sei nadar muito bem, mas como estava com alguém que sabe nadar não me preocupei muito em ir até os lugares onde não dava pé, até porque geralmente era por pouco tempo.

Excesso de turistas no Acuario em san andrés

Assim como Johnny Cay, o Acuario também é super lotado de turistas e chega a ser um pouco preocupante. Se não começarem a ter um controle melhor do número de pessoas que visita esses lugares por dia daqui alguns anos esses lugares podem estar destruídos. Então não se deixe enganar por algumas fotos que parece que é tudo paradisíaco e deserto. Lá na hora a realidade pode ser bem diferente. Dependendo do momento parece mais com a foto abaixo haha. Então a única dica que eu tenho é tentar procurar esses pontos mais afastados e vazios, até no meio da água mesmo que é super rasa, como já comentei antes.

Passeio El Acuario San Andrés lotado
Acuario em San Andrés lotado

Eu até havia lido em outro blog que visitar Johnny Cay e o Acuario em dias separados também era bom para fugir da multidão de turistas. De manhã a maioria dos passeios estaria no Acuario, então seria possível aproveitar Johnny Cay vazia de manhã e Acuario vazio a tarde. Achei que com essa estratégia ia escapar da muvuca de turistas, mas infelizmente não funcionou 🙁 . Não tinha escapatória quando eu fui, era desde o primeiro horário da manhã gente chegando o tempo todo no Acuario e continuou lotado praticamente o dia inteiro.

Vale a pena ficar o dia todo no Acuario?

No dia que ficamos até mais tarde no Acuario foi bom ter tempo para aproveitar o lugar com calma e ter tempo para tirar boas fotos. Só que como o Acuario não tem tanta estrutura nem muitos lugares com sombra, perto do final do dia a gente já não aguentava mais o sol e o calor. E eu só queria ir para um lugar gelado e com menos muvuca. Mas mesmo assim achei que valeu muito a pena ficar mais tempo lá, porque não conseguiríamos aproveitando tanto voltando cedo.

Acuario em San Andrés

No segundo dia que visitei o Acuario eu até queria ficar mais tempo lá, mas não estava nem um pouco afim de sair procurando algum passeio que pudesse ficar até mais tarde de novo. Além disso, também estava com medo de ficar exausta de tanto calor que nem o outro dia. Então fiz o passeio que voltava mais cedo com a Cooperativa, lá pela 13:30 se não me engano. Mas achei muito corrido. Parece que a gente mal chega, faz uma coisinha ou outra, tira umas fotos e já é hora de ir embora, acabou dando vontade de ficar mais.

As informações e valores desse post são da viagem que fiz para Colômbia no final de março/começo de abril de 2017 com meu namorado. Mas acredito que não tenha mudado quase nada desde lá.

Consultoria e roteiros de viagem personalizados

O planejamento de uma viagem por conta própria envolve muitas etapas, como definição do destino, das cidades, transportes, hospedagem, atrações, orçamento e outras. Para quem tem dúvidas sobre como planejar uma viagem por conta própria ou não tem tempo disponível para organizar tudo, é possível contratar uma consultoria de viagens onde posso ajudar você em todas as etapas do processo.

Mais detalhes sobre a consultoria: Consultoria de viagens
Contato:
consultoria@planejandoviagens.com

OUTROS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Aqui no blog tem muuuitos outros posts com todos os detalhes da viagem que fiz para a Colômbia, com muitas fotos e informações. Além dos posts gerais sobre cada lugar, também tem posts com detalhes dos lugares onde nos hospedamos, dos passeios, dos restaurantes, fotos dos cardápios, preços, melhor época para viajar para cada lugar e etc. Coloquei todos os links abaixo:

14 dias na Colômbia: Cartagena, San Andrés e Providência
San Andrés: quanto custa, como chegar, o que fazer e muito mais!
Passeio para Johnny Cay em San Andrés
Volta a ilha em San Andrés de carrinho de golfe
Onde comer em San Andrés

Ilha de Providência: quanto custa, como chegar, roteiro de 3 dias e mais!
Cayo Cangrejo, paraíso na Colômbia
Ilha de Santa Catalina
Southwest Bay em Providência

Onde comer em Providência
Hospedagem em Providência: Pousada Dona Enilda

Cartagena: quanto custa, como chegar, o que fazer em 4 dias e muito mais!
Playa Blanca e hospedagem em Cabanã Princesa Del Mar
Republica Hostel Cartagena

Sites para ajudar no planejamento da viagem:

Hospedagem: Booking
Aluguel de carro: Rent Cars
Seguro viagem: Seguros Promo

O blog participa do programa de afiliados desses sites, então se você fizer alguma reserva usando esses links o blog ganha uma pequena comissão depois que a reserva estiver finalizada e você não paga nada a mais por isso!

Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Para receber mais dicas de viagem ou um aviso quando os próximos forem liberados curta a página do blog no Facebook e siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.