Passamos apenas algumas horas em Zadar durante nossa viagem para Croácia, mas foi o suficiente para eu me apaixonar pela cidade! Nesse post vou falar sobre o que fazer em pouco tempo e quais são as principais atrações da cidade.
Zadar não estava no nosso roteiro, pois tínhamos apenas 8 dias na Croácia e vários lugares que gostaríamos de conhecer. Porém nosso voo de chegada na Croácia foi por Zadar e de lá pegamos ônibus para Novalja, Lagos Plitvice e Split. Então acabamos tendo que passar 3 vezes por lá devido a logística do nosso roteiro que foi feito todo de ônibus. Em uma das vezes que passamos pela cidade aproveitamos para conhecer um pouco da Zadar entre um ônibus e outro.
Nesse dia estávamos exaustos, pois pegamos um ônibus saindo da Novalja para Zadar às 06:00. De Zadar pegamos um ônibus para os Lagos Plitvice, onde passamos o dia. No final do dia retornamos para Zadar, chegamos lá pelas 19:00. Nosso ônibus para Slipt seria às 22:30, então nesse meio tempo fomos passear pela cidade. Super suados, exaustos e com nossas mochilas nas costas, mas valeu a pena! Era possível pegar um ônibus direto dos Lagos Plitvice para Split, mas não resisti e preferi passar algumas horas em Zadar antes para conhecer um pouquinho da cidade.
O que fazer em poucas horas em Zadar?
A cidade não tem tantas atrações, então em pouco tempo já conseguimos conhecer alguns dos principais pontos de Zadar. Nós tínhamos apenas 03:30 na cidade entre um ônibus e outro, mas como a estação de ônibus era próxima das atrações resolvemos dar uma ” voltinha” por Zadar.
Inicialmente nosso plano era visitar apenas as principais atrações, que são a Saudação ao Sol (Greeting to the Sun) e o Órgão do Mar (Sea Organ). Ambas as obras foram criadas pelo arquiteto Nikola Basic e ficam na Riva, que é tipo um calçadão à beira mar. Mas também conseguimos passar rapidamente pelo centro histórico, Igreja de Santa Maria, Igreja de San Donato, Torre do Sino e ruínas do Fórum Romano. Todas essas atrações ficam mais ou menos na mesma região, então visitamos tudo caminhando.
Orgão do mar (Sea Organ) e pôr do sol em zadar
Logo que chegamos em Zadar pegamos um táxi da estação de ônibus até o Orgão do Mar, onde muita gente vai para assistir o famoso pôr do sol da cidade. A atração é como se fosse um instrumento musical instalado numa escadaria de mármore branco, que é tocado pelo vento e pelo movimento das ondas do mar na orla de Zadar. No youtube é possível encontrar vários videos monstrando como funciona para quem tiver curiosidade.
O pôr do sol em Zadar é super famoso e até Alfred Hitchcock disse que era um dos mais bonitos do mundo. Realmente é lindo, mas não sei se é pra tanto, pelo menos no dia em que estive lá haha. Mas foi muito bom aproveitar o final de tarde lá, pena que estávamos com pouco tempo.
SAUDAÇÃO AO SOL (GREETING THE SUN)
Praticamente ao lado do Orgão do Mar já fica outra famosa atração de Zadar. A Saudação ao Sol (Greeting to the Sun) é um círculo de 22 metros de diâmetro formado por placas de vidro que armazenam energia solar durante o dia e a noite se acendem.
No horário do pôr do sol ficou tão lotado nesse dia e tinha tanta gente em cima, que mal conseguimos ver o lugar direito, nem tirar boas fotos. Então nem ficamos muito tempo ali e fomos dar uma volta pelo centro histórico.
Voltamos mais tarde ali quando já era noite e achamos que estaria menos lotado. A noite as luzes coloridas se acendem e ficam piscando alternando entre as cores, deixando o lugar mais lindo ainda. Pena que com o celular não conseguimos tirar boas fotos para mostrar o quão lindo é a atração. Sem falar que ainda tinha bastante gente lá a noite, o que dificultou um pouco também.
centro histórico, Igreja de San Donato, Torre do sino, igreja de santa maria e ruínas do Fórum Romano
Depois de assistir o pôr do sol nós fomos dar uma volta. Nós só havíamos nos programado para conhecer a Saudação ao Sol e o Orgão do Mar. Então sinceramente eu nem sabia como era o resto da cidade ou para onde ir. Só seguimos o movimento caminhando pela Riva (calçadão) buscando algum lugar para comer alguma coisa, pois não tínhamos muito tempo.
Depois de alguns minutos nós chegamos ao centro histórico. Tive que pesquisar na internet o nome dos lugares para colocar aqui, porque eu nem sabia haha. Ao fundo da foto abaixo é possível ver a Igreja de Santa Maria.
Me surpreendi muito com a cidade e me apaixonei de vez pelo por Zadar! Assim como as outras cidades da Croácia que visitamos, o centrinho era muito charmoso, com os prédios antigos e todo um clima de conto de fadas. Nem sabíamos o que estávamos vendo, mas pesquisando descobri que eram as ruínas do Fórum Romano, a Igreja de São Donato e a Torre do Sino.
Acho que acabei amando mais ainda a cidade porque nesse dia por acaso estava tendo a exibição de um filme do Charlie Chaplin em um telão ao ar livre em frente a Igreja de San Donato. Como eu sou apaixonada por cinema e por filmes antigos chegou a doer meu coração que eu não poderia ficar aproveitando essa noite maravilhosa por muito tempo.
Nós não tínhamos muito tempo, então caminhamos um pouco pelo centrinho e comemos uma fatia de pizza e um sorvete em algum lugar aleatório por ali. E já estávamos quase atrasados para o nosso ônibus para Split. De lá ainda iríamos pegar uma Ferry para Hvar no dia seguinte de manhã cedo. Então não podíamos perder esse ônibus.
Na verdade nosso ônibus para Split atrasou umas 3 horas, então nem precisávamos ter corrido para ir para estação. Nós ficamos mofando um tempão lá sem saber o que estava acontecendo, com esperança que o ônibus fosse chegar em algum momento. Outras pessoas chegaram a desistir e pegaram outro ônibus, mas depois de muito tempo o nosso ônibus apareceu.
Valeu a pena conhecer Zadar?
Nós amamos as poucas horas que passamos em Zadar! Mesmo estando muito exaustos e carregando nossas mochilas, nós conseguimos aproveitar bastante. Se eu tivesse mais tempo eu teria adicionado pelo menos 1 dia inteiro em Zadar no meu roteiro. Mas como decidi priorizar outros lugares nessa viagem, acabou ficando para uma próxima!
A Croácia foi um dos meus países favoritos até hoje, com certeza vou visitar o país novamente nos próximos anos com mais tempo! Coloquei meu roteiro completo de 8 dias, informações sobre como se locomover pelo país, onde se hospedar e muito mais dicas nos posts:
Croácia: Roteiro de 8 dias, transportes, onde se hospedar e muito mais!
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice na Croácia
Novalja, Croácia: Um dos melhores destinos de festas na Europa
Essas informações e fotos são da nossa viagem para Croácia em Julho de 2016. O post esta bem atrasado, mas porque eu nem tinha blog nessa época. E ainda tenho muitos posts atrasados de vários destinos para postar aqui!!
Consultoria e roteiros de viagem personalizados
O planejamento de uma viagem por conta própria envolve muitas etapas, como definição do destino, das cidades, transportes, hospedagem, atrações, orçamento e outras. Para quem tem dúvidas sobre como planejar uma viagem por conta própria ou não tem tempo disponível para organizar tudo, é possível contratar uma consultoria de viagens onde posso ajudar você em todas as etapas do processo.
Mais detalhes sobre a consultoria: Consultoria de viagens
Contato: consultoria@planejandoviagens.com
Outros destinos ótimos para aproveitar o verão europeu:
Ibiza: quanto custa, como chegar, o que fazer em 6 dias e mais!
Guia das melhores praias de Ibiza na Espanha
Festas em Ibiza
7 dias na Grécia: Santorini, Ios, Mykonos e Atenas
Os melhores destinos de festas no verão europeu
Sites para ajudar no planejamento da viagem:
Hospedagem: Booking
Aluguel de carro: Rent Cars
Seguro viagem: Seguros Promo
O blog participa do programa de afiliados desses sites, então se você fizer alguma reserva usando esses links o blog ganha uma pequena comissão depois que a reserva estiver finalizada e você não paga nada a mais por isso!
Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Para receber mais dicas de viagem ou um aviso quando os próximos forem liberados curta a página do blog no Facebook e siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.
Passei cinco dias em Zadar e quatro em Split, de onde atravessamos para a Itália. Pegamos um tour de Zadar para uma prainha. Muito lindo o passeio pelo que se vê às margens. A praia foi programa de índio, pois, após deixar o barco, tivemos de atravessar uma vila até onde estava o ônibus que nos levaria (teoricamente) à praia. Nos largou na estrada, tivemos que andar numa estradinha de pedras roliças e a volta foi o mesmo perrengue. Zadar tem o piano, o movimento do calçadão e pouco mais. Amei as nozes baratíssimas. Para nós que temos a praia do Cassino, passar tudo aquilo por uma prainha de uns duzentos metros, só por curiosidade mesmo. Ainda detestei o comportamento da dona do apartamento, que nos xingou por não termos usado a máquina de lavar louça e ter lavado na pia. Ora, quem ousa usar essas máquinas sem a devida instrução? Quanto aos ônibus, viajamos 66 dias pela Europa, muito trem e muito ônibus. Em organização e pontualidade, ganhamos deles. Em Madri, fotografei até um cartaz onde rabiscaram uma súplica por assentos para os deficientes. Não havia nenhum. Para ninguém.