Parque Nacional dos Lagos de Plitvice na Croácia

Lagos de Plitvice Croácia

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um dos destinos mais populares na Croácia e parada imperdível para quem visita o país. Nesse post coloquei as principais informações necessárias para visitar o parque e contei como foi nossa experiência lá.

Lagos de Plitvice Croácia

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é enorme, tem paisagens incríveis e foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco. Os seus diversos lagos e cachoeiras  tem cores surreais, são lindos demais! A cor da água chega a parecer de mentira, coisa de filme! Tanto que muita gente compara o parque ao filme Avatar.

Lagos de Plitvice Croácia

O Parque é formado por 16 lagos nomeados e diversos lagos menores não nomeados, que estão dividimos em Lagos Inferiores (4 lagos) e Lagos Superiores (12 lagos).

Site oficial: https://np-plitvicka-jezera.hr/en/

quando visitar os Lagos de Plitvice e horários

O parque esta aberto todos os dias do ano, mas algumas áreas ficam fechadas para visitação no inverno. Cada estação deve ter a sua própria beleza mudando o visual do parque, mas eu fui em julho no verão e achei uma boa época. Os pontos negativos são o calor, os preços mais altos e uma maior lotação. Já o inverno tem como ponto negativo o fato de não ser possível visitar o parque todo, porque algumas áreas ficam fechadas para visitação.

Lagos de Plitvice Croácia

Lagos de Plitvice

Horários de funcionamento: Os horários de abertura do parque variam durante o ano. Sendo o verão a época em que o parque fica mais tempo aberto durante o dia, funcionando das 07:00 as 20:00. É possível consultar os horários de funcionamento de cada época no site oficial do parque: Horários de funcionamento

Lagos de Plitvice Croácia

Também é bom lembrar de consultar a previsão do tempo antes de visitar o parque, que é todo a céu aberto, então se o tempo estiver ruim pode acabar estragando a visita.

Quanto custa a entrada dos Lagos de Plitvice?

Existem ingressos para visitar o parque em 1 dia ou em 2 dias, para quem preferir explorar com mais calma. O valor da entrada no parque para 1 dia varia entre HRK 60,00 (R$ 34,31) e HRK 250,00 (R$ 142,95) dependendo da época do ano e do horário de visitação. A época mais cara é o verão, quando a entrada custa HRK 250. Esse são os valores atualizados em fevereiro de 2019 e considerando a cotação atual da Kuna.

No site oficial é possível consulta os valores para cada época: https://np-plitvicka-jezera.hr/en/plan-your-visit/price-list/

Lagos de Plitvice Croácia

Nós compramos a entrada do parque na hora mesmo no dia da nossa visita, até onde eu sei não é possível comprar os ingressos antecipados pela internet. Quando estivemos lá em julho não chegamos a pegar muita fila, mesmo sendo alta temporada. Mas li relatos de pessoas que tiveram que esperar um bom tempo na fila no verão, então talvez vai depender da sorte ou do horário que você chegar.

Lagos de Plitvice Croácia

Quanto tempo demora para visitar os lagos de plitvice?

Eu passei apenas 1 dia lá chegando às 10:30 e saindo perto das 17:00 e achei quase suficiente. Só foi um pouco corrido porque não conseguimos chegar tão cedo quanto gostaríamos e tivemos que sair às 17:00 para pegar um ônibus. Mas com um pouco mais de tempo eu já teria ficado satisfeita. Claro que talvez em 1 dia não seja possível ver tudo que o parque tem a oferecer, então para quem tiver tempo sobrando no roteiro pode valer a pena ficar 2 dias lá. No nosso caso como só tínhamos 8 dias na Croácia nem considerei dedicar mais de 1 dia ao parque, porque tinha muitos lugares que eu gostaria de conhecer no país.

Lagos de Plitvice Croácia

COMO SE LOCOMOVER nos lagos de plitvice?

Lagos de Plitvice Croácia

Dentro do parque existem barcos elétricos e “trens” que ajudam na locomoção durante o trajeto e que já estão inclusos no valor do ingresso. Os trajetos feitos com esses veículos dependem da rota escolhida.

Lagos de Plitvice Croácia

“Trens” que ajudam na locomoção dentro do parque

Como no verão o parque recebe muitos visitantes, em alguns momentos temos que ficar um tempo nas filas para conseguir entrar nos barcos.

Lagos de Plitvice Croácia

Apesar dos transportes que ajudam no caminho, a maioria do trajeto é feito caminhando pelas trilhas. Então são horas de caminhada, mas é tanto lugar lindo que sinceramente nem vi o tempo passar. Isso que eu estava com uma roupa super inapropriada para caminhar tanto tempo, usando vestido e chinelo haha.

Lagos de Plitvice Croácia

ROTAS DE VISITAÇÃO DO PARQUE 

Lagos de Plitvice Croácia

Lagos de Plitvice

Existem 8 opções de rotas de visitação no parque, nomeadas como A, B, C, E, F,  H e K. O tempo de trilha e distância percorrida varia de acordo com a rota. Sendo a rota A a mais rápida com 2/ 3 horas de duração e a rota K a mais demorada, com 6/8 horas de duração. Entre essas rotas  também muda o local de saída, algumas tem início na entrada 1 e outras na entrada 2. Além disso, mudam as distâncias percorridas de barco ao invés de trilha. É possível consultar os detalhes de cada rota no site oficial do parque: Rotas Lagos de Plitvice

Lagos de Plitvice Croácia

QUAL É A MELHOR ROTA PARA VISITAR Os lagos de plitvice?

Isso vai depender de quanto tempo você tem disponível, mas acho que umas das escolhas mais populares é a rota H, que tem um tempo médio de duração. Essa rota tem de 4 a 6 horas de duração e tem início na Entrada 2 pelos Lagos Superiores e terminada na entrada 1 nos Lagos Inferiores.

Lagos de Plitvice Croácia

Como não ficamos hospedados perto dos Lagos de Plitvice não iríamos ter tempo para fazer a trilha mais longa (K), que tinha de 6 a 8 horas de duração sem ser uma correria absurda. Então escolhemos a rota H porque seria a que conseguiríamos  ver mais coisas no tempo que tínhamos disponível sem ficar exaustos demais.  Ainda mais considerando que eu fico toda hora parando para tirar mil fotos haha.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Ponto negativo da Rota H: A única coisa que eu achei um pouco ruim foi que essa rota termina na parte mais bonita, que são os Lagos Inferiores. No caminho até lá temos algumas vistas lindas dos lagos lá de cima. Mas como não chegamos tão cedo no parque (pelas 10:30) e tínhamos um ônibus para pegar até as 17:00, o final do dia acabou sendo meio corrido. Isso porque eu sou enrolada e fico parando para tirar mil fotos no caminho, quem for mais prático pode acabar fazendo essa rota em menos tempo.

Lagos de Plitvice no final do dia com menos sol

No final do dia quando chegamos perto dos Lagos Inferiores nós estávamos com bastante pressa para não perder o ônibus. Então tivemos que visitar tudo meio que correndo no final, sem poder aproveitar tanto, nem tirar tantas fotos. Além disso, como nesse horário tinha menos sol, a cor da água não estava mais tão sensacional quanto mais cedo e as fotos que tiramos não estavam ficando tão boas. Sem falar que nós estávamos acabados e super suados, ficando uma desgraça nas fotos haha. Então talvez seria melhor ter começado pelos Lagos Inferiores, porém não existe uma rota de mesma duração que tenha início por lá.

Como chegar aos Lagos de Plitvice?

É possível chegar no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice tanto de carro quanto de ônibus. Eu optei por fazer todo o meu roteiro pela Croácia de ônibus e ferry, então visitei o parque indo e voltando de ônibus e foi super tranquilo. Como da cidade em que estávamos hospedados antes (Novalja) não tinha ônibus até o parque, nós pegamos um ônibus de lá até Zadar as 06:00. E de Zadar até os Lagos nós pegamos outro ônibus, que demorou em torno de 01:30.

Lagos de Plitvice Croácia

Lagos de Plitvice

Carro: Muita gente viaja para a Croácia de carro e para quem ficar hospedado nos hotéis perto do parque, talvez seja a melhor opção. Pelo que pesquisei não tem muito transporte público passando perto dos hotéis/pousadas que ficam por ali. Então até para ir aos restaurantes e mercados vai acabar sendo necessário carro. Isso a não ser que você vá se hospedar em um dos hotéis em que é possível ir caminhando até a parque.

Ônibus: Para chegar ao parque existem ônibus que saem de Zadar, de Zagreb e de outras cidades e levam até a entrada do parque. Só é bom ficar atento sobre qual é a entrada que você vai descer, pois isso pode mudar de acordo com a rota que você escolheu. Eu comprei todos os trajetos de ônibus pela internet antes de sair do Brasil pelo site Get By Bus, não sei se é tranquilo comprar lá na hora. Mas considerando que no verão o país fica lotado de turistas acho que é arriscado, pois pode acabar não tendo mais lugar no horário desejado. Site: Get By Bus (tem versão em português)

VISITANDO O PARQUE COM BAGAGEM 

Como nós visitamos o parque apenas de passagem entre cidades (entre Novalja e Split), sem ficarmos hospedados 1 noite por lá, nós fomos com bagagem e tudo. Nós viajamos apenas de mochila, então isso já facilita um pouco, porque é mais fácil se locomover. Na entrada do parque tem uma sala para quem quiser deixar as bagagens durante o passeio e é gratuito.

Lagos de Plitvice Croácia

Nós deixamos as nossas mochilas lá e pegamos no final do dia e foi tranquilo. Só não tinha muita segurança na época que eu fui. A sala é fechada, mas o pessoal do parque dava a chave para qualquer um largar ou pegar a própria bagagem. Então qualquer um poderia pegar uma bagagem que não fosse sua. Outro ponto que vale destacar é que as rotas começam por uma entrada e terminam por outra. Então no final do dia é preciso ir voltar até a outra entrada para buscar a bagagem. Para ir de uma entrada a outra se não me engano era só atravessar uma passarela.

Onde se hospedar?

Existem opções de acomodação perto do parque, o que pode ser bom para quem quiser começar a visita bem cedo e também para quem quiser descansar depois da visita, que é bem cansativa. Só é bom ficar atento a localização do hotel, se é possível ir caminhando até o parque ou se vai ser necessário estar de carro para se locomover até os lugares. No booking é possível encontrar várias opções de hospedagem por lá: Hotéis próximos aos Lagos Plitvice

Uma outra boa opção é se hospedar em Zadar ou Zagreb, que são cidades próximas que ficam a aproximadamente 2 horas do parque e de onde saem ônibus para visitar os Lagos Plitvice.

Lagos de Plitvice Croácia

Lagos de Plitvice

Onde nos hospedamos: Como nós tínhamos pouco tempo na Croácia e queriamos chegar em Hvar na manhã seguinte não ficamos hospedados nem perto do parque, nem em cidades próximas. Depois de visitar o parque nós pegamos um ônibus para Zadar, onde passamos apenas algumas horas e às 22:30 pegamos um ônibus para Split. Passamos a noite em Split e no dia seguinte pegamos a ferry para Hvar. Ou seja, foi um dia extremamente exaustivo no nosso roteiro haha. Existe a opção de pegar um ônibus dos Lagos de Plitvice direto para Split, então foi escolha nossa passar algumas horas em Zadar antes. Coisa de louca que quer conhecer o máximo de lugares né haha. Aqui no blog tem um post falando sobre as horas que passamos em Zadar depois de visitar o parque: Zadar na Croácia: O que fazer em poucas horas na cidade

Alimentação nos lagos plitvice

Nos Lagos de Plitvice existem alguns restaurantes, mas que eu lembre durante o trajeto eles estavam centralizados em um ponto só, acho que bem na metade da rota que fizemos. Então é importante levar pelo menos água para não morrer de sede até chegar lá haha. Pode ser que tenham outros pontos lá vendendo comida ou água, mas não lembro de ver. Nós gostamos bastante dessa área, foi bom poder parar um pouco para descansar e sentar na sombra.

Lagos de Plitvice Croácia

A gente tinha levado uns sanduíches que fizemos no hostel no dia anterior e mais uns lanchinhos, então compramos apenas mais água lá. Nós achamos que os preços seriam absurdos no parque, mas dei uma olhada e não achei tão caro assim considerando tudo. Mas dizem que a comida lá não é tão boa.

Lagos de Plitvice Croácia

Só me arrependi de não ter deixado para comer lá porque carregar sanduíche lá da Novalja até Zadar, e depois de Zadar até os Lagos e ficar caminhando com eles por horas na mochila no parque com certeza não foi a melhor ideia. Só imaginem o estado dos sanduíches quando fomos comer, não sei como não passamos mal!! haha.

O que levar para os lagos de plitvice?

Protetor solar, chapéu/boné e muita água, porque a caminhada é longa e nem sempre vai ter lugar para comprar água no caminho. Também vale a pena levar alguns lanchinhos não perecíveis. Caso a previsão do tempo esteja marcando chuva, também é bom levar capa de chuva ou guarda chuva.

Pode entrar na água nos Lagos de Plitvice?

Nos Lagos Plitvice é proibido entrar na água. Quando estivemos lá nós vimos 2 homens muito idiotas que entraram na água mesmo sendo proibido, achei ridículo. Para entrar na água existem outros lugares na Croácia como o Parque Nacional Krka.

Lagos de Plitvice Croácia

roteiro pela Croácia e outros posts

Eu visitei a Croácia em Julho de 2016 com meu namorado e nosso roteiro de 8 dias também passou pela Novalja, Zadar, Split, Hvar, Bol e Dubrovnik. Os posts estão atrasados porque na época eu nem tinha blog ainda. Para quem quiser conferir como foram as horas que ficamos em Zadar depois de visitar os Lagos de Plitvice tem um post aqui no blog sobre lá: Zadar na Croácia: O que fazer em poucas horas na cidade

Além disso, também tem um post falando sobre o nosso roteiro pela Croácia e com várias outras informações importantes para planejar uma viagem para o país: Croácia: Roteiro de 8 dias, transportes, onde se hospedar e muito mais!

 SEGURO VIAGEM

Eu sempre faço seguro para todas as minhas viagens e recomendo fazer, pois a gente nunca sabe que tipo de imprevistos ou acidentes podem acontecer. No site dos Seguros Promo colocando as datas e o local da viagem é possível consultar os preços e contratar o seguro viagem, é super fácil! Para quem colocar o cupom de desconto do blog tem um desconto de 5%:

Site:Seguros Promo Cupom de desconto do blog de 5%: PLANOVIAGENS5

OUTROS DESTINOS ÓTIMOS PARA APROVEITAR O VERÃO EUROPEU:

Ibiza: quanto custa, como chegar, o que fazer em 6 dias e mais!
Guia das melhores praias de Ibiza na Espanha
Festas em Ibiza
Ilha de Formentera, paraíso na Espanha
7 dias na Grécia: Santorini, Ios, Mykonos e Atenas
Os melhores destinos de festas no verão europeu

Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo!  Para mais dicas e fotos de viagem siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *