Hvar Croácia

Até alguns anos atrás não se falava muito em ir para a Croácia, mas o país esta se tornando um destino cada vez mais popular e já virou queridinho dos brasileiros. Apesar de estar conhecido principalmente pelas festas que acontecem no verão, o país oferece muito mais do que isso e tem destinos incríveis para todos os gostos.

Estive na Croácia em julho de 2016 por 8 dias e me apaixonei pelo país, é um dos mais incríveis que já visitei e já se tornou um dos meus favoritos. Depois que descobri a quantidade de lugares sensacionais que o país oferece chega a ser difícil imaginar como até algum tempo atrás era um país que quase ninguém pensava em ir. Agora esta se tornando tão popular, que tinha brasileiros para todo lado em Hvar quando estive lá.

Plitvice lakes
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Com o aumento de turistas os preços também estão subindo cada vez mais, principalmente no verão, e o país já não é mais considerado um destino tão barato como antes. Então se estiver planejando uma viagem para lá o melhor é reservar tudo o quanto antes para evitar ter que pagar muito caro. Nesse post coloquei as informações gerais necessárias para planejar uma viagem para lá e depois irei falar mais detalhadamente em outros posts sobre o planejamento e as atrações de cada cidade.

Informações básicas

Moeda Oficial: A moeda oficial é a Kuna. É bem difícil comprar a moeda aqui no Brasil, provavelmente você terá que trocar por Euros e depois por Kunas quando estiver na Europa. Cotação aproximada atualizada julho 2017:  HRK 1= R$0,50
Língua oficial: Croata
Capital: Zagreb
Visto: Brasileiros não precisam de visto para ficar até 90 dias na Croácia
Imigração: Foi bem tranquila, só perguntaram quantos dias iríamos ficar no país
Destinos para combinar na mesma viagem: Montenegro e Bósnia
Durante uma viagem para a Croácia é possível fazer um bate e volta de 1 dia para esses países com facilidade e fiquei com muita vontade de conhecer, porém não tive tempo no meu roteiro, então acabei deixando para uma próxima oportunidade.

Qual é a melhor época para visitar a Croácia?

Acho que depende dos objetivos de viagem de cada um, na minha opinião a melhor época é o verão, principalmente julho e agosto. Eu escolhi essa época porque queria pegar o auge das festas e do calor, para aproveitar as praias. Porém, também é a época mais cara. Então se o seu foco for diferente talvez seja melhor escolher uma época menos movimentada e mais barata.

Quanto tempo ficar na Croácia?

Depende do que você pretende visitar no país. Eu recomendaria ficar no mínimo uma semana porque tem muitas atrações incríveis lá. Para quem quiser quiser conhecer melhor o país eu  acho que  o ideal seria pelo menos uns 15 dias ou mais. Eu fiquei 8 dias e achei muito pouco, não consegui adicionar todos os lugares que eu gostaria ao roteiro.

Roteiro de festas no verão europeu

A Croácia ficou muito conhecida nos últimos anos como destino ideal para festas no verão europeu. Principalmente a ilha de Hvar, que junto com Ibiza e Mykonos são os destinos mais populares. Em 2014 eu fiz uma viagem focada em festas para Europa onde já gostaria de ter conhecido a Croácia e Ibiza, porém tinhamos pouco tempo e não conseguimos encontrar alternativas baratas para ir da Grécia para Croácia. Como ir para a Grécia era um dos meus sonhos, os outros destinos acabaram ficando para uma próxima viagem.

Em julho de 2016 finalmente consegui fazer outra viagem focada em festas no verão europeu. Fiz essa viagem de 16 dias com meu namorado passando 8 dias na Croácia e 8 dias na Espanha (Ibiza e Barcelona). Aqui no blog tem vários posts sobre os 8 dias que passamos na Espanha e sobre a outra viagem que eu havia feito para Grécia:

Ibiza: quanto custa, como chegar, o que fazer em 6 dias e mais!
Guia das melhores praias de Ibiza na Espanha
Festas em Ibiza
Ilha de Formentera, paraíso na Espanha
7 dias na Grécia: Santorini, Ios, Mykonos e Atenas
Os melhores destinos de festas no verão europeu

Roteiro de 8 dias na Croácia

Foi bem difícil definir um roteiro pela Croácia, porque definitivamente 8 dias não é suficiente para ver as principais atrações desse país incrível. O melhor seria ter ficado uns 15 dias ou mais lá. Mas como eu também queria conhecer a Espanha na mesma viagem acabei optando por ficar 8 dias em cada país, mesmo sabendo que depois iria me arrepender. Chega a dar uma tristeza passar por tanto lugar lindo e não poder ficar tempo suficiente para aproveitar com calma. Etão tentei limitar o máximo possível o número de cidades, para não fazer muito correria.

Depois de muito pesquisar decidi conhecer a Novalja, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Hvar, Bol e Dubrovnik. Também acabei passando algumas horas em Zadar e Split durante os trajetos entre cidades. Todos os trajetos foram feitos de ônibus e ferry e meu roteiro ficou assim:

Dia 1- Novalja
Dia 2- Novalja
Dia 3-Parque Nacional dos Lagos de Plitvice – Algumas horas em Zadar- Noite em Split
Dia 4- Hvar
Dia 5- Hvar
Dia 6- Hvar-Bol
Dia 7- Hvar
Dia 8- Dubrovnik

Roteiro de 8 dias Croácia mapa

Tem muito lugar sensacional lá que não consegui conhecer por falta de tempo, por isso com certeza pretendo voltar um dia, talvez em um roteiro só pela Croácia quem sabe.

SEGURO VIAGEM

Eu sempre faço seguro viagem para todas as minhas viagens e recomendo fazer, pois a gente nunca sabe que tipo de imprevistos ou acidentes podem acontecer. Por acaso quando eu estava pesquisando sobre a Novalja vi o relato de uma brasileira que quebrou o braço fazendo Bungee jumping na Zrce Beach e teve que usar o seguro. No site dos Seguros Promo colocando as datas e o local da viagem é possível consultar os preços e contratar o seguro viagem, é super fácil. Site: Seguros Promo

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Plitvice lakes

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é uma das principais atrações turísticas da Croácia e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O parque é gigante e apresenta muitas paisagens incríveis, além disso a cor da água é surreal, tanto muita gente diz que parece um lugar saído do filme Avatar. Acho que é um lugar imperdível para incluir em qualquer roteiro pela Croácia.

Confira também o post completo sobre lá: Parque Nacional dos Lagos de Plitvice na Croácia

Dubrovinik

Dubrovnik Croácia

Dubrovnik é uma das cidades mais populares da Croácia e recebe muitos turistas todos os anos. A principal atração é o centro histórico conhecido como Old Town, cidade medieval amuralhada que é absolutamente incrível e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É possível percorrer subir na muralha e percorrer todo o caminho ao redor da cidade, a vista tanto da cidade como do mar Adriático durante o passeio é sensacional!

Uma das atrações mais populares é o Cable Car, uma espécie de bondinho que sobe até um dos pontos mais altos, dando a vista completa da Old Town, imperdível! Mesmo para quem morre de medo de altura que nem eu haha

A cidade se tornou mais famosa  ainda depois de ter sido cenário da série Game of Thrones, mas na verdade também foi cenário de um dos filmes da saga Star Wars e isso eu só descobri quando já estava lá. Na Old Town existem muuuitas lojas com souvenir tanto da série como do filme e cartazes orgulhosos sobre a cidade ter sido cenário de ambos. Também é possível tirar uma foto em uma réplica do trono na loja oficial da série GOT.

Dubrovnik Game of Thrones

A partir da cidade é possível fazer vários passeios bate e volta para outras ilhas próximas e também para os países Montenegro e Bósnia. Só não fiz porque realmente não tive tempo no meu roteiro, mas pretendo incluir em uma próxima viagem!

Onde se hospedar em Dubrovnik: Acho que a melhor opção é ficar hospedado dentro da Old Town, que é onde tudo acontece, mas como os preços estávamos muito altos acabamos optando por nos hospedar em outro local, que fosse o mais perto possível de lá. Então ficamos 1 noite na Pousada Villa GloriaPreço por noite: € 74 por quarto privado para 2 pessoas Link: Pousada Villa Gloria

A localização é boa, bem perto da Old Town (até é possível ver do Hostel) e praticamente ao lado da entrada do Cable Car, então pudemos fazer tudo caminhando. Além disso, o ônibus para o aeroporto sai do lado da pousada, então foi ótimo na hora de ir embora também, só buscar as mochilas na pousada no final do dia e pegar o ônibus. Apenas na chegada tivemos que pegar um táxi do porto até a pousada, porque era noite e não era muito perto. Além disso, a entrada da pousada é um pouco complicada de achar, no endereço indicado temos que descer algumas escadas e sair procurando o local certo para entrar. Mas mesmo assim foi uma boa opção de hospedagem!

Hvar

Hvar Croácia

Hvar é uma ilha que esta ficando cada vez mais famosa, principalmente pelas festas, muitos inclusive já estão chamando a ilha de “A nova Ibiza” e até o príncipe Harry já foi em umas festinhas lá! Mas mesmo para quem não gosta de festas, a ilha oferece várias outras atrações e vale a pena conhecer. Esse destino também esta cada vez mais popular entre os brasileiros, que estão por toda parte lá, em alguns momentos chega até a ser um pouco irritante na verdade haha.

Subindo na Fortaleza de Hvar é possível ter uma vista panorâmica de Hvar e das várias ilhas próximas.

Uma das coisas mais legais é alugar um barco por 1 dia para visitar algumas das várias ilhas próximas, não precisa ter nenhuma experiência. Na verdade não pedem nem o documento, apenas dão uns 10 minutos de treinamento e tchau! Além disso, é muito barato, alugamos um barco entre 5 pessoas e saiu HKR 500 no total, em torno de R$50,00 por pessoa na época.

Hvar Croácia

Onde se hospedar em Hvar: Nós ficamos 3 noites no Apartaments Antoana e simplesmente amamos! A localização em si não é tão perfeita, porque são uns 15 minutos de caminhada até o centro, mas o apartamento é muito bom e completo. Mas a melhor parte são os donos, que são extremamente atenciosos. Nos buscaram no centro quando chegamos e depois levaram nossas malas até o centro no final do dia quando estávamos indo embora para não precisarmos voltar até lá depois do check out.

Além disso nos esperaram na chegada com um suco de laranja gelado e ar condicionado ligado, para o calor infernal que estava quando chegamos, foi perfeito! Também nos mostraram um mapa explicando tudo sobre a ilha e ficaram a disposição para qualquer coisa que que fosse necessário. Recomendo muito! Preço por noite: €65 em apartamento para 2 pessoas. Link:  Apartaments Antoana

Bol

Bol Croácia

Bol é uma ilha conhecida principalmente pelo formato peculiar da praia Zlatni Rat. É possível conhecer a ilha através de um bate e volta saindo de Hvar ou se hospedar lá. Nós fizemos o bate e volta e achamos meio corrido.  Mas como a ilha não oferece outras atrações fora a praia acho que não vale muito a pena se hospedar lá para quem esta com pouco tempo no roteiro.

Com as fotos que eu tirei não da para ver muito bem porque tanta gente acha a praia impressionante, mas jogue no google imagens o nome da praia e você irá entender! A praia vista de cima parece ser realmente incrível, mas não tivemos tempo para alugar um veículo para ir até um dos pontos mais altos e nem fizemos o passeio de parasil, que pelas fotos que vi na internet parecem proporcionar uma vista sensacional.

Novalja

Novalja Croácia

Novalja ainda é destino pouco conhecido, eu mal sabia que existia até uns meses antes da viagem e não foi muito fácil encontrar informações sobre lá. O principal motivo para visitar a cidade é a praia Zrce Beach, local de muitas festas dia e noite. Nessa praia existem vários beach clubs que funcionam durante o dia com festas gratuitas geralmente. A noite tivemos que pagar uma entrada que dava acessos a todos os beach clubs e as festas vão até de manhã. Em maio acontece o Spring Break lá e no verão acontecem diversos festivais de musica com DJs famosos.

Ibiza, Mykonos e Hvar que me desculpem, mas Novalja é um destino muuuito mais divertido para festas no verão europeu. Além disso, tudo também é muito mais barato, pois as festas são praticamente de graça a maior parte do tempo quando não tem nenhum evento acontecendo e as bebidas tem preços mais aceitáveis. O único lugar de festas que gostei tanto quanto a Novalja na Europa foi a ilha IOS, na Grécia, que também é um lugar pouco conhecido ainda, com preços muito mais baixos e festas muito mais divertidas que os destinos mais consagrados.

Fora as festas que acontecem nessa praia a cidade não tem muitas outras atrações turísticas, mas tem um centrinho bem charmoso e pôr do sol bonito também, adoramos! Se fosse estiver procurando festas esse é o lugar certo, se não estiver acho que não vale muito a pena incluir no roteiro.

Onde se hospedar em Novalja: Nós ficamos 2 noites no hostel Hostel Big Yellow House. A localização era perfeita e foi o que fez possível não precisar de carro lá. Os ônibus para Zrce Beach e para a rodoviária saem em frente ao Hostel. Para caminhar até a rodoviária era uns 15 minutos. Preço por noite: HRK 500 para quarto  privado para 2 pessoas com banheiro compartilhado. Site: Big Yellow House

Confira também o post completo sobre a Novalja: Novalja, Croácia: Um dos melhores destinos de festas na Europa

Zadar

Zadar Croácia

Infelizmente só pude ficar algumas horas em Zadar, a cidade é conhecida principalmente pelo Órgão do Mar (Sea Organ) e pela Saudação ao Sol (Greeting to the Sun), ambos são obras criadas pelo arquiteto Nikola Basic. No dia que estive lá nem pretendia conhecer muita coisa fora isso devido a falta de tempo, mas acabamos conseguindo ir no centro e vimos um pouco das ruínas do Fórum Romano e a igreja de São Donato, que também são sensacionais. Inclusive estava passando o filme The Kid, de Charlie Chaplin em um telão nessa região a noite, que estava muito lotada e com um clima muito bom. Nas poucas horas que estive lá me apaixonei pela cidade e já fiquei louca para voltar com um pouco mais de tempo!

O Órgão do mar é instrumento musical instalado numa escadaria de mármore branco que desce até água na orla em Zadar e é tocado com o movimento das ondas do mar e pelo vento, para quem tiver curiosidade é possível encontrar vários vídeos no youtube. A atração fica completamente lotada no final da tarde no verão, pois é o local preferido dos visitantes para assistir o pôr do sol de Zadar, que é lindo e segundo Alfred Hitchcock é um dos mais bonitos do mundo.

Ao lado do Órgão do Mar fica o Saudação ao Sol, que são placas de vidro com células solares dispostas em formato de círculo, que absorvem a energia solar ao longo do dia e se acendem quando começa a anoitecer. Também fica absolutamente lotado no verão e chega a ser difícil conseguir uma foto decente de lá, principalmente no pôr do sol.

Confira também o post completo falando sobre nossa passagem pela cidade:
Zadar na Croácia: O que fazer em poucas horas na cidade

Split

Split Croácia

Split é uma cidade que também oferece muita coisa legal e vale a pena conhecer, apenas não tive tempo de incluir no meu roteiro porque evitar uma correria absurda e acabei priorizando outros lugares. Passei apenas um noite e algumas horas na cidade porque era no caminho entre Novalja e Hvar. Então não consegui conhecer quase nada, mas dei uma voltinha no centro histórico antes de pegar a ferry para Hvar e adorei!

Para quem estiver indo no verão, a cidade oferece muitas festas e lá acontece um dos principais festivais de música eletrônica, o Ultra Music Festival. Ir nesse festival era um dos meus principais objetivos indo para a Croácia, mas durante o planejamento vi que não ia dar certo com as minhas datas e tive que cortar. O festival aconteceria nos meus últimos dias de viagem e ia ficar muito corrido conseguir voltar de lá  para Espanha a tempo, pois teria que mudar totalmente meu roteiro e provavelmente deixar de visitar Dubrovnik.

Onde se hospedar em Split: Passamos apenas 1 noite em Split, durante o trajeto entre Zadar e Hvar e ficamos em um quarto compartilhado no hostel Design Hostel Goli & Bosi. A localização é boa, praticamente do lado dos principais pontos turísticos, além disso  conseguimos caminhar da rodoviária até hostel e depois de lá até o local de saída da Ferry para Hvar.
Preço por noite: R$130,00 (pagamos já em reais pelo Hoteis.com) por pessoa para quarto compartilhado. Link: Design Hostel Goli & Bosi

Como chegar na Croácia?

É difícil encontrar voos baratos saindo do Brasil com destino final Croácia, eu nunca vi nenhum na verdade. Então se você também não conseguir encontrar, vale mais a pena comprar passagem do Brasil para outro destino da Europa e de lá ir para a Croácia. Um dos destinos que vi passagens baratas para Croácia com mais frequência foi Itália.

Passagem Brasil – Europa: A partir de R$ 2.000,00 geralmente
Companhias que já voei para Europa: KLM , LATAM e Alitalia
Outra boa opção é a TAP que opera voos saindo direto de Porto Alegre para Europa.

Zadar Croácia

Como eu já conhecia a Itália e na viagem iria para Espanha também, comprei ida e volta por Barcelona. Depois de 8 dias na Espanha (Barcelona, Ibiza e Formentera) fui para Croácia chegando por Zadar e voltando por Dubrovnik. O melhor é tentar já deixar um pouco planejado o roteiro pelo país antes de comprar as passagens, para fazer o possível para chegar por um destino e voltar por outro para economizar tempo e evitar trajetos desnecessários. Por exemplo Zadar e Dubrovnik são em lados totalmente opostos do país, para ir e voltar pela mesma cidade iríamos perder muito tempo.

Quanto eu paguei?

Voo ida e volta Rio de Janeiro – Barcelona (com escala em Roma): R$2.300 (É possível parcelar em até 10x) Companhia aérea: Alitalia
Voo Porto Alegre – Rio de Janeiro: Paguei apenas R$227,00 pela ida e a volta comprei sem nenhum custo. pois tinha pontos.  Mas os trechos ida e volta geralmente custam a partir de R$300,00 atualmente. Companhia aérea: Gol
Trechos Barcelona – Zadar: 67,00 (251,18) Companhia aérea: Vueling
Trechos  Zadar – Barcelona: 57,00 (213,69) Companhia aérea: Vueling

Os valores em Euro são da minha viagem em 2016. Os valores foram convertidos para Real considerando  a cotação atualizada de julho de 2017: 1= R$ 3,749

Viajar para Europa no Verão é caro?

O verão é sim uma época cara para ir para Europa e foi difícil encontrar passagens baratas, estavam em torno de R$5.000 quando comecei a pesquisar.  Ainda mais que precisava que fosse um voo saindo sexta ou sábado e voltando em um domingo, para que eu conseguisse aproveitar o máximo de dias que eu tinha disponíveis de férias. Mas com paciência e persistência sempre é possível encontrar uma opção barata. Depois de algumas semanas pesquisando encontrei passagens por R$2.300 pela Alitalia saindo do Rio de Janeiro. Apesar de não sair da minha cidade (Porto Alegre) ainda acabou sendo a opção mais barata.

Como se locomover na Croácia, alugar um carro ou ônibus?

Como a Croácia é um país pequeno, os trajetos entre as cidades são bem curtos em geral. Muitas pessoas optam por alugar um carro para se locomover entre as cidades, mas depois de analisar muito como seria nosso roteiro em cada cidade decidimos fazer todos trajetos de ônibus e foi quase perfeito. Praticamente não precisamos de carro em nenhuma das cidades, só em Hvar alugamos um ATV em um dos dias.

Talvez para quem estiver viajando em um grupo maior possa acabar valendo a pena financeiramente, mas em questão de ser necessário para se locomover no dia a dia não achei nem um pouco necessário estar de carro. Além disso, dependendo do roteiro alguns trajetos tem que ser feitos de Ferry e para quem esta com carro pode acabar saindo bem mais caro e complicado. Em Hvar por exemplo, o local de saída para quem estiver de carro é do outro lado da ilha e para quem estiver sem carro é bem no centro onde quase todo mundo fica hospedado.

Aluguel de carro: No site do Rent Cars é possível consultar os preços para ter uma ideia ou reservar antes de sair do Brasil existe o site: Rent Cars

Todos os trajetos da minha viagem pela Croácia de ônibus e ferry

Nós fizemos todos os trajetos da nossa viagem pela Croácia de ônibus e Ferry e compramos todos os tickets pela internet antes de sair do Brasil. Nas tabelas abaixo coloquei todos os trajetos do meu roteiro, com valores, horários e duração dos trajetos:

Como chegar na Croácia

Viajando na Croácia de ônibus

Atrasos: O único problema do nosso roteiro foi o atraso dos ônibus saindo de Zadar, que foi bem grande saindo para Novajla e para Split, em torno de 2 horas. Pelo que nos falaram lá isso é bem comum. A nossa ferry saindo de Hvar para Dubrovnik também atrasou bastante devido ao mal tempo. Todo mundo ficou horas esperando na chuva e o local coberto para aguardar era bem pequeno.

Como comprar passagens de ônibus e Ferry?

Comprei todas as passagens com antecedência pela internet com cartão de crédito, exceto a de Hvar-Bol que deixei para decidir o dia quando estivesse lá. Depois de comprar é só imprimir e apresentar na hora do embarque, pois elas já vem com o código de barras. Só as passagens da Ferry que não lembro bem se precisava passar no guichê da empresa antes, mas de qualquer maneira é sempre bom confirmar quando estiver lá para garantir.

Sites para compra de passagens:
Ônibus: Get By Bus (tem versão em português)
Ferry: Jadrolinija (não tem versão em Português, mas tem em inglês)

Para quem não puder comprar antes da viagem também é possível comprar na hora, porém no verão como o movimento de turistas é muito grande talvez não seja possível comprar para o dia e horário desejado.

Onde se hospedar na croácia

A hospedagem na Croácia esta ficando cada vez mais cara no verão devido ao grande número de turistas, então se você estão planejando viajar para lá nessa época o melhor é reservar tudo o quanto antes. Fiz a maioria das reservas no começo de Abril para uma viagem realizada em Julho e já estava começando a lotar tudo, mas ainda consegui boas opções por um preço aceitável. Já falei um pouco sobre os lugares em que me hospedei nos tópicos de cada cidade, mas vou colocar os links aqui novamente:

Novalja:  Big Yellow House

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice na Croácia
Novalja, Croácia: Um dos melhores destinos de festas na Europa

Hvar Croácia

outros destinos ótimos para aproveitar o verão europeu

Aqui no blog tem vários posts dos outros países da Europa que visitei no verão:

Ibiza: quanto custa, como chegar, o que fazer em 6 dias e mais!
Guia das melhores praias de Ibiza na Espanha
Festas em Ibiza
Ilha de Formentera, paraíso na Espanha
7 dias na Grécia: Santorini, Ios, Mykonos e Atenas
Os melhores destinos de festas no verão europeu

Sites para ajudar no planejamento da viagem:

Hospedagem:  Booking
Aluguel de carro: Rent Cars
Seguro viagem: Seguros Promo

O blog participa do programa de afiliados desses sites, então se você fizer alguma reserva usando esses links o blog ganha uma pequena comissão depois que a reserva estiver finalizada e você não paga nada a mais por isso!

Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Para receber mais dicas de viagem ou um aviso quando os próximos forem liberados curta a página do blog no Facebook ou se cadastre para receber os posts por e-mail. Para fotos de viagem siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.