Em setembro/outubro de 2022 passamos um mês na Grécia, foi o primeiro destino da nossa viagem quando saímos do Brasil ano passado. Eu já tinha visitado a Grécia em 2014 e era um sonho voltar e ficar mais tempo no país. Aproveitamos para comemorar meu aniversário e o nosso aniversário de casamento lá.
Nossa viagem foi do dia 07/09 a 08/10 e o roteiro foi feito na ordem abaixo:
Corfu – 4 dias/4 noites
Paxos e Antipaxos – 2 dias/1 noite
Lefkada – 3 dias/4 noites
Kefalonia – 5 dias/4 noites
Zakynthos – 3 dias/3 noites
Santorini – 4 dias/4 noites
Creta – 5 dias/6 noites
Atenas – 3 dias/4 noites
+2 dias de deslocamentos – (Santorini -> Creta e Creta -> Atenas)
Lugares que ficamos com vontade de ficar mais tempo do que o nosso roteiro: Lefkada, Kefalonia e Creta
Nos próximos posts pretendo compartilhar mais informações sobre os custos, informações mais detalhadas sobre cada ilha e outros. Além disso, também tenho um outro post aqui no blog sobre a Grécia, com mais informações sobre o país e o roteiro de 7 dias que fiz em 2014: 7 dias na Grécia: Santorini, Ios, Mykonos e Atenas
Montando nosso roteiro na Grécia
Como iriamos passar 1 mês na Grécia acabamos visitando ilhas de grupos diferentes e mais afastadas entre si. Nossa prioridade foi visitar as ilhas Jônicas, pois tinha ouvido falar que era onde estavam algumas das praias mais bonitas. A ilha de Santorini eu já tinha visitado em 2014, mas eu queria muito visitar novamente e também é onde decidimos comemorar nosso aniversário de casamento (4 anos de casados, 7 anos juntos). Além disso, adicionamos Creta por ser uma ilha que eu queria muito conhecer, mesmo sendo um pouco mais distante.
Do lado esquerdo do mapa estão as ilhas Jônicas: Corfu, Paxos, Antipaxos, Lefkada, Kefalonia e Zakynthos. Do lado direito estão Santorini e Creta (a mais distante).
Para montar um roteiro de viagem pela Grécia se tiver menos dias e quiser otimizar o transporte entre as ilhas o melhor seria fazer uma viagem apenas pelas ilhas Jônicas ou pelas ilhas Cíclades.
Ilhas Jônicas: Corfu, Paxos, Antipaxos, Lefkada, Kefalonia e outras
Ilhas Cíclades: Santorini, Mykonos, Ios, Milos, Paros, Naxos e outras
As ilhas Mykonos e Ios eu já tinha visitado em 2014 junto com Santorini e Atenas, então acabei deixando de fora do roteiro. Tenho um outro post aqui no blog falando sobre essas ilhas e o roteiro de 7 dias que fiz em 2014: 7 dias na Grécia: Santorini, Ios, Mykonos e Atenas
Outras ilhas que consideramos visitar mas acabamos tirando do roteiro porque já era muito final de temporada e não iria dar tempo de visitar tudo: Paros, Milos, Rhodes
Transporte entre as ilhas da Grécia
O transporte entre as ilhas do nosso roteiro foi feito de ferry. Apenas de Zakynthos para Atenas que pegamos também um ônibus, mas existe a opção de voo entre algumas ilhas. Alguns tickets de ferry compramos pela internet e outros compramos pessoalmente nas ilhas. Como não era mais tão alta temporada não tivemos muito problemas, mas quem for viajar em julho e agosto é bom se preparar com antecedência se for fazer alguns trajetos mais populares.
Em setembro e outubro é bom verificar se ainda existem ferries operando todos os trajetos da viagem, por não ser mais alta temporada. Nós tivemos problemas com isso indo de Paxos para Lefkada, pois o último dia com ferry disponível era um dia antes da data que precisávamos, então tivemos que fazer o trajeto mais longo passando por outra ilha. Por isso é importante se informar antes de fechar o roteiro na Grécia.
Algumas empresas que fazem o trajeto de ferry entre as ilhas: Hellenic Seaways e Seajets
Outros sites para buscar informações: Ferries e Greek Ferries
Como se locomover nas ilhas da Grécia: Aluguel de carro/moto
Para se locomover nas ilhas da Grécia nós alugamos carro em todos os lugares, exceto Atenas e Santorini. Acho que é bem complicado conseguir se locomover sem carro/moto na maioria das ilhas e algumas ilhas são bem grandes, com longas distâncias entre as praias. Eu recomendo reservar antes, pois não reservamos na maioria das ilhas e acabamos tendo dificuldades para alugar logo que saímos do porto. Isso aconteceu porque nem sempre existiam tantas opções de locadoras de carro perto do porto e as que encontrávamos as vezes já não tinham mais veículos disponíveis.
Outra vantagem de reservar antes o aluguel de carro é conseguir um preço melhor também, pois as vezes os únicos carros disponíveis eram mais caros. Também existe a opção de alugar carro em uma ilha e entregar em outra, mas geralmente existe um custo extra para isso, então é importante avaliar se vale a pena.
Como é viajar para Grécia em setembro e início de outubro?
O tempo estava bom em setembro e início de outubro na Grécia, teve sol e calor todos os dias. Só pegamos bastante vento no final de setembro e primeira semana de outubro e por isso acabamos decidindo não ir para outras ilhas. Não sei se é o normal o vento ser forte nessa época ou se só tivemos azar.
Mesmo já não sendo mais alta temporada, ainda tinha bastante movimento de turistas nas ilhas, mas a maioria não estava super lotada. A ilha de Santorini, que é uma das mais populares, continuava bem lotada, mesmo sendo a última semana de setembro já. Os restaurantes estavam todos funcionando normalmente durante todo período da nossa viagem também. Em relação a hospedagem, os hotéis na Grécia acabam ficando mais baratos em setembro e outubro.
Além disso, em setembro já é final da alta temporada, então algumas empresas param de fazer alguns trajetos de ferry entre as ilhas. Então é bom ficar atento a isso na hora de montar o seu roteiro.
PRECISANDO DE AJUDA PARA PLANEJAR UMA VIAGEM PARA GRÉCIA?
O planejamento de uma viagem por conta própria envolve muitas etapas, como definição do destino, das cidades, transportes, hospedagem, atrações, orçamento e outras. Para quem tem dúvidas sobre como planejar uma viagem por conta própria ou não tem tempo disponível para organizar tudo, é possível contratar uma consultoria de viagens onde posso ajudar você em todas as etapas do processo.
Então se você estiver precisando de ajuda para planejar uma viagem para a Grécia é só entrar em contato pelo e-mail: consultoria@planejandoviagens.com.
Mais detalhes sobre a consultoria: Consultoria de viagens
OUTROS POSTS SOBRE DESTINOS NA EUROPA:
7 dias na Grécia: Santorini, Ios, Mykonos e Atenas
Ibiza: Quanto custa, o que fazer em 6 dias e mais!
Ilha de Formentera, paraíso na Espanha
Croácia: roteiro de 8 dias, transportes, onde se hospedar e muito mais!
Veneza: roteiro de 2 dias, quanto custa, como chegar e mais!
Melhores destinos de festas no verão europeu
Sites para ajudar no planejamento da viagem:
Hospedagem: Booking
Aluguel de carro: Rent Cars
Seguro viagem: Seguros Promo
O blog participa do programa de afiliados desses sites, então se você fizer alguma reserva usando esses links o blog ganha uma pequena comissão depois que a reserva estiver finalizada e você não paga nada a mais por isso!
Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Quer conferir mais fotos e dicas de viagem? Siga o blog nas redes sociais, os links para o Facebook e Instagram estão do lado direito na tela (computador) ou logo abaixo (celular).