Prainhas do pontal do atalaia em Arraial do Cabo

Mesmo a cidade tendo várias praias lindas, não é difícil eleger as melhores praias de Arraial do Cabo, pois existem 3 praias que se destacam muito e são absolutamente imperdíveis:  Praia do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno. Nesse post vou falar um pouco sobre como chegar em cada uma delas e sobre os custos de transporte e alimentação.

Como chegar nas melhores praias de arraial do cabo?

Para chegar nas melhores praias de Arraial do Cabo tanto os passeios de barco, como os táxi boat e a trilha para a Praia do Forno tem como local de partida o mesmo lugar: a Praia dos Anjos. Então é uma cidade que acho que não vale muito a pena estar de carro, porque a única das praias que citei nesse post que é possível chegar de carro é a Prainhas do Pontal do Atalaia. Logo abaixo vou falar detalhadamente sobre quais são as opções de transporte e quanto custa para chegar em cada uma das praias.

Praia do Farol

Praia do Farol Arraial do Cabo

Com águas cristalinas, areia branca e mar calmo a Praia do Farol não é apenas uma das melhores praias de Arraial do Cabo, mas também já foi eleita uma das mais bonitas do Brasil. Para garantir a preservação da praia, o acesso é monitorado pela marinha e, segundo as empresas que realizam o passeio até a praia, atualmente a visitação é limitada a 250 pessoas por hora. Além da limitação de pessoas, também existe uma limitação de tempo que podemos ficar na praia, em torno de 40 minutos. Ou seja, infelizmente nossos minutos no paraíso não são muitos.

A praia não tem estrutura nenhuma de vendas de alimentos e bebidas e também não é possível desembarcar com nada que possa sujar a praia. Isso torna a Praia do Farol mais bonita ainda, pois não tem aquela farofada de barraquinhas vendendo comida, gente jogando lixo no chão e nem cadeira e guarda-sol para todo lado.

Como chegar na Praia do Farol?

Só é possível visitar a praia através dos passeios de barco, que solicitam a autorização da marinha para desembarque e ficam lá em torno 40 minutos apenas. Em alguns casos é possível que seja negado o desembarque devido a lotação da praia e nesse caso o barco irá parar apenas para mergulho na enseada. Então recomendo fazer o passeio pela manhã, o mais cedo possível para evitar que não seja possível desembarcar na praia.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo escadaria
Melhores praias de Arraial do Cabo

Vale a pena reservar pelo menos um dia todo para conhecer a Prainhas do Pontal do Atalaia, que também é uma das melhores praias de Arraial do Cabo. Com areia muito branca, águas cristalinas e mar calmo, essa praia é imperdível e visitando apenas com o passeio de barco por meia hora não é possível aproveitar tudo que ela tem a oferecer.

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo

Nas 2 primeiras vezes que visitei Arraial fui nessa praia apenas com passeio de barco, então visitei a praia rapidamente e não tive tempo de ver tudo, nem de ir a Gruta do Amor, nem subir as escadarias. Sem falar que tive o azar do tempo estar ruim. Já na minha última viagem para lá pude aproveitar 2 dias maravilhosos de muito sol nessa praia sem horário para voltar e me apaixonei completamente pelo lugar, que se tornou uma das minhas praias preferidas!

Na alta temporada essa praia também é bem lotada, principalmente na área de desembarque dos barcos e táxi boat, que em certos horários vira uma muvuca e um absurdo de gente.

Para quem vai de carro o acesso é pela escadaria, do lado esquerdo da praia. Eu não fui de carro nenhuma vez, mas na minha última visita eu subi a escadaria apenas pela vista, pois é imperdível, pena que não tive tempo nas outras vezes que fui para Arraial.

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo escadaria

Como não ser uma das melhores praias de Arraial do Cabo com uma vista incrível dessas?!

Nessa área existem diversas barraquinhas vendendo comida e aluguel de guarda-sol e cadeira, então esse lado também é lotado infelizmente. Eu não fiquei muito tempo desse lado, porque prefiro ficar nas partes menos movimentadas.

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo

A parte que eu mais gostei de ficar foi o meio entre esses 2 extremos da praia, que tem uma faixa de areia menor e é bem mais vazio. Praticamente não tem nenhuma estrutura de aluguel de guarda-sol e alimentação, mas não considerei essa falta de estrutura um problema e inclusive levei meu próprio guarda-sol no último dia. Depois do começo da tarde a faixa de areia começa a ficar menor ainda e vai sumindo.

Gruta do Amor: Se você tiver tempo vale a pena caminhar até a Gruta do Amor, localizada do lado direito da área de desembarque dos barcos. Até o começo da tarde a maré ainda está baixa então é possível caminhar tranquilamente até lá. Depois das 14h ou 15h a maré já começa a subir e isso pode acabar dificultando um pouco a travessia até lá. Infelizmente assim como o resto da praia, nos horários de pico dos passeios de barco ela fica lotada e tirar uma foto sozinho é quase impossível.

Gruta do Amor Arraial do Cabo

Como a gente estava com tempo no dia que visitamos a praia, tivemos paciência para esperar um momento que não estivesse absurdamente lotada para tentar tirar uma foto sem mil figurantes. Esse momento de paz sem nenhum figurante não durou nem 2 minutos, então tivemos que ser rápidos haha.

Engraçado que só a gente estava tentando tirar uma foto de dentro da gruta com a vista da praia, praticamente todas as pessoas que encontramos lá estavam tentando tirar foto da parte de dentro da Gruta, que eu particularmente achei meio sem graça para tirar fotos. Até conseguir explicar para alguém qual era a graça da foto que a gente queria tirar não foi fácil haha mas um casal conseguiu entender e nos ajudou a tirar a foto acima e gostaram tanto que acabamos tirando uma igual para eles também.

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo Gruta do Amor

O caminho até a Gruta do Amor também é um espetáculo a parte, depois dos horários de pico dos passeios de barco acaba ficando super vazio dando um visual mais paradisíaco ainda a praia.

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo

Alimentação: Perto da entrada pela escadaria é possível encontrar várias barraquinhas vendendo comida e todas vendem praticamente as mesmas coisas. Esqueci de tirar foto dos preços, mas segue abaixo alguns preços que lembramos, pois foi o que comemos no almoço:
Pizza brotinho: R$ 7,00 Refri Lata: R$ 5,00 Tapioca: R$10,00

Aluguel de guarda-sol: R$30,00 Com cadeiras: R$50,00
Momento farofada: Não cheguei a verificar se haviam opções mais baratas para aluguel de guarda-sol e cadeira, porque a mão de vaca aqui torrou no sol em um dos dias que passou lá e no outro compramos um guarda-sol por R$50 reais em uma lojinha na Praia dos Anjos. Resolvi comprar o guarda-sol porque acabo nunca alugando nas praias para economizar e minha pele já esta dizendo “Chega”. Já aproveitei e usei o guarda-sol em Búzios no dia seguinte e inclusive trouxe de volta para casa. Me senti ridícula tendo que despachar só um guarda-sol, porque nem bagagem tínhamos para despachar, mas foi engraçado pelo menos haha.

Como chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia?

Passeio de barco: Todos os passeios param nessa praia e ficam em torno de 20 minutos a 1 hora dependendo da agência. A desvantagem do passeio é que fica muito pouco tempo e não é possível aproveitar tudo que a praia tem a oferecer. Para quem já vai fazer o passeio para conhecer a Praia do Farol é uma boa opção, pois se for antes na Praia do Farol é possível pedir para ficar nas prainhas e depois voltar de táxi boat por conta própria.
Valor: R$ 70,00 é o valor tabelado, mas diversas agências oferecem o passeio por um valor menor (R$45,00/R$50,00) em dias menos movimentados. Saída: Praia dos Anjos.
Táxi Boat: Táxi boat é uma ótima opção, pois você pode ficar quanto tempo quiser na praia e aproveitar com calma. Saída: Praia dos Anjos Valor: RS 15,00 cada trecho  Duração: Em torno de 15 minutos.
Carro: O acesso é possível também através de carro ou táxi, com entrada pela escadaria da Praia. Ainda não utilizamos essa opção de transporte. Valor: Taxa de R$10,00 por carro

Praia do Forno

Praia do Forno Arraial do Cabo
Melhores praias de Arraial do Cabo: Praia do Forno

A Praia do Forno é lindíssima e uma das melhores praias de Arraial do Cabo, para ver essa vista incrível da foto acima vale a pena fazer a trilha saindo da Praia dos Anjos para ir ou voltar da praia, é imperdível! A trilha dura aproximadamente uns 15 minutos e não é tao cansativa como esperávamos. O único problema é que as pedras são um pouco escorregadias, principalmente na descida durante o caminho de volta e já vi algumas pessoas caindo, então é melhor ter cuidado e ir devagar nas partes mais tensas.

Praia do Forno Arraial do Cabo trilha

Praia do Forno Arraial do Cabo

Uma das poucas coisas que não achamos legal sobre essa praia é que a trilha geralmente está bem suja com lixos de outros visitantes. Aliás, essa praia é uma das mais cheias em dias movimentados, por ser uma das de mais fácil acesso, o que acaba gerando uma grande bagunça e sujeira na praia em alguns dias. Então se for possível, tente evitar os fins de semana e feriados.

Alimentação: Existem diversos bares e barraquinhas vendendo comida na praia, grande parte deles aceita pagamento com cartão de crédito. Segue abaixo foto dos preços do local que almoçamos.

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo cardápio

GoPro 5 black: Para quem quiser mais informações sobre a câmera que eu usei para tirar fotos embaixo da água fiz um post falando sobre as principais vantagens e desvantagens da GoPro 5 black, câmera que comprei alguns dias antes da minha última viagem para Arraial: GoPro5 Black para viagens, vale a pena?

Prainhas do pontal do atalaia Arraial do Cabo

Na última vez que visitei a Praia do Forno alugamos um caiaque por 30 minutos, custou R$ 30,00 para 2 pessoas e valeu muuito a pena, durante o nosso passeio tivemos a sorte de encontrar uma tartaruga e conseguimos fazer um vídeo dela com a GoPro. Pena que não vimos que a lente da câmera ficou suja depois de colocarmos na água e ficamos quase o passeio inteiro tirando fotos borradas sem notar, as que coloquei aqui foram as que ficaram menos borradas.

Aluguel de caiaque Praia do Forno Arraial do Cabo

Tartaruga Praia do Forno Arraial do Cabo

Aluguel de guarda-sol e cadeira: A partir de  R$15,00
Aluguel de caiaque 30 min: R$ 30,00
Stand up 30 min: R$ 30,00
Aluguel de equipamento para snorkel: A partir de R$ 10,00

Como chegar na Praia do Forno?

Trilha: Vale muito a pena fazer a trilha para conferir a vista maravilhosa da praia durante o caminho. Duração: Aproximadamente 15 minutos  Saída: Praia dos Anjos
Táxi boat: Se você não estiver com disposição para fazer a trilha é possível ir de Táxi Boat.
Preço: R$10,00 cada trecho  Saída: Praia dos anjos
Passeio: Os passeios passam na praia do forno, mas não é possível desembarcar para banho na praia. Alguns apenas passam pela praia apenas pela vista e acho que alguns param a uma certa distância para mergulho.

Não deixe de conferir os outros posts com mais informações sobre Arraial do Cabo:

Arraial do Cabo: Quanto custa, como chegar e outras informações
Hospedagem em Arraial do Cabo: Pousada Caminho do Sol
Passeio de barco em Arraial do Cabo

Sites para ajudar no planejamento da viagem:

Hospedagem:  Booking
Aluguel de carro: Rent Cars
Seguro viagem: Seguros Promo

O blog participa do programa de afiliados desses sites, então se você fizer alguma reserva usando esses links o blog ganha uma pequena comissão depois que a reserva estiver finalizada e você não paga nada a mais por isso!

Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Para receber mais dicas de viagem ou um aviso quando os próximos forem liberados curta a página do blog no Facebook ou se cadastre para receber os posts por e-mail. Para fotos de viagem siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.