O Volta à Ilha é um dos principais passeios em Morro de São Paulo. O que torna o passeio imperdível são as paradas nas piscinas naturais de Moreré e na Praia da Cueira na ilha de Boipeba, que muita gente acaba não incluindo no roteiro. Nesse post coloquei todos os detalhes e as principais paradas do passeio.
Informações gerais sobre o Passeio Volta a Ilha de Tinharé
O passeio Volta à Ilha sai da Terceira Praia em Morro de São Paulo e passa pelas piscinas naturais de Garapuá em Morro de São Paulo e de Moreré em Boipeba por em média 50 minutos cada. Dependendo da maré pode acabar parando em apenas uma delas. O passeio continua em Boipeba passando pela praia da Cueira, onde se encontra o famoso quiosque do Seu Guido, conhecido pelas lagostas. Depois as lanchas vão até a praia da Boca da Barra. Também existe a opção de fazer o trajeto da Praia da Cueira até a Boca da Barra através de uma trilha passando pela praia de Tassimirim. Depois o passeio continua pelo Rio do Inferno rumo a Cairu, parando no convento de Santo Antônio e também em Canavieiras, no criatório natural de ostras. No final do dia o passeio retorna para Morro de São Paulo.
Horário de saída: 09:30 Horário de retorno: 17:00
Preço atualizado janeiro 2019: R$ 180,00 (almoço não esta incluso)
Local de saída: Terceira praia
Zulu Turismo
Nós fizemos esse passeio com a Zulu Turismo, empresa que foi nossa parceira durante essa viagem. Já deixamos todos os passeios reservados antes da viagem e a Zulu Turismo nos enviou os vouchers por e-mail. Coloquei todos os dados de contato abaixo para quem tiver dúvidas ou quiser reservar o passeio. No site deles tem mais informações detalhadas e os preços de todos os passeios em Morro de São Paulo e dos transfers saindo de Salvador.
Site: www.zuluturismo.com.br
E-mail: reservas@zuluturismo.com.br
Telefones: (75) 3652-1599 / (75) 3652-1358/ (75) 99988-6317
Página do Facebook: https://www.facebook.com/ZuluTurismo
Instagram: https://www.instagram.com/zuluturismo/
Qual é o melhor dia para fazer o passeio Volta à Ilha ?
O ponto alto do passeio Volta à Ilha são as piscinas naturais que se formam na maré baixa. Então vale a pena se organizar para fazer o passeio no dia em que a maré baixa for no horário do passeio, nem muito cedo nem muito tarde, para evitar decepções com as piscinas naturais.
Passeio Volta à Ilha
O local de saída do Volta à Ilha é a Terceira Praia, ficamos aguardando um tempo no local combinado até que todas as outras pessoas que iriam participar do passeio chegassem. A maré estava bem baixa no horário de saída do passeio e fomos caminhando até o barco.
Mesmo a maré estando baixa, perto do barco a água estava um pouco mais alta. Então é melhor ter cuidado para não molhar os pertences ou não vestir nenhuma roupa que não pretenda molhar na parte de baixo.
Como iriamos ficar hospedados em Boipeba por 2 noites, nós levamos 2 das nossas mochilas no passeio. Também deixamos outra mochila e uma bolsa no hotel que iriamos nos hospedar no retorno para Morro de São Paulo, para não precisar carregar tudo durante o passeio sem necessidade.
Piscinas naturais de Garapuá- Acabou não tendo essa parada
A primeira parada do passeio Volta à Ilha seria as piscinas naturais de Garapuá, mas como nesse dia a maré baixa era cedo, se parássemos ali não haveria tempo suficiente para conhecer as piscinas naturais de Moreré em Boipeba. Nós fizemos o passeio para Garapuá alguns dias depois com a Zulu Turismo também e amamos! Então coloquei uma fotinho aqui para mostrar o quão lindo é esse lugar, me apaixonei!
Fiz um post bem completo sobre o passeio de Garapuá e quem quiser saber mais sobre as piscinas naturais é só dar uma olhada no post: Garapuá, passeio imperdível em Morro de São Paulo. Nesse post também comentei sobre como tiramos essas fotos meio a meio na água usando um acessório para GoPro chamado Dome.
Piscinas naturais de Moreré
Nossa primeira parada acabou sendo as piscinas naturais de Moreré, um dos lugares mais lindos que visitamos nessa viagem! Infelizmente a maré já não estava tão baixa quando chegamos lá e logo já começou a subir. Isso acabou prejudicando a visibilidade da água para fazer snorkel. Mas isso já era esperado, porque sabíamos que esse não era o melhor para fazer o passeio considerando a tábuas das marés. O ideal seria fazer o passeio em um dia que a maré baixa fosse um pouco mais tarde, mas acabamos optando por esse dia por ser o que se encaixa melhor no nosso roteiro.
Nem nos estressamos muito com a questão da maré nesse dia porque como iríamos nos hospedar em Boipeba poderiamos voltar ali no dia seguinte de manhã bem cedo. Além disso, deixamos o dia com a maré ideal para fazer o passeio para Garapuá em Morro de São Paulo. Também fizemos essa passeio com a Zulu Turismo e foi perfeito demais!
No dia seguinte como estávamos em Boipeba fomos até as piscinas naturais bem cedo, no horário da maré baixa. Então resolvi colocar a foto aqui para mostrar como seria o passeio em um dia com a maré diferente. Pena que esse dia estava menos ensolarado que o dia do passeio, mas o lugar estava lindo mesmo nublado.
Como já comentei essa questão da maré é muito importante. O bom é já se informar antes de organizar o roteiro sobre a tábuas das marés. Caso não seja possível fazer o passeio no dia ideal pelo menos você vai fazer o passeio com expectativas realistas quanto as piscinas naturais.
Como tirar fotos embaixo d’água? Nós usamos a GoPro5 Black para tirar esse tipo de foto, pois a câmera já é a prova d’água e não precisa nem de case! Coloquei todas as informações sobre a câmera no post: GoPro 5 Black para viagens, vale a pena?
Praia da Cueira em Boipeba
A segunda parada do passeio Volta à Ilha foi a Praia da Cueira em Boipeba, é uma praia bem extensa com muitos coqueiros, adoramos!! Além de ser linda essa praia é bem grande, então não é difícil achar um cantinho privado na areia.
Assim como as outras praias o visual vai mudando dependendo da maré e a faixa de areia vai diminuindo conforme a maré vai subindo.
Na Praia da Cueira tem o Quiosque do Guido, famoso pelas lagostas. Como já estávamos virando vegetarianos na época dessa viagem nem consideramos comer, mas para quem gosta deve valer a pena. Tirei foto do cardápio para colocar aqui no blog:
Apesar do Quiosque do Guido ser o mais famoso, existem outras opções lá. Nós acabamos comendo pastel de queijo em outra barraquinha mais barata, que foi o que nos restou haha.
Boca da Barra
Nessa parte do passeio existe a opção tanto de ficar na praia da Cueira por mais tempo, como de fazer uma trilha até Boca da Barra, que é a próxima parada. Quem optar pela trilha irá passar também pela praia de Tassimirim e quem optar por ficar na praia da Cueira vai de lancha até Boca da Barra depois.
Nós não fizemos a trilha com o passeio, pois ficamos mais tempo na praia da Cueira. Mas como iriamos ficar hospedados em Boipeba nós fomos caminhando até nossa pousada na Boca da Barra. Acho que acabamos fazendo praticamente a mesma trilha que o pessoal do passeio e essas fotos são de algumas das vistas que tivemos durante a caminhada.
A pousada Pérola do Atlântico, onde iriamos ficar hospedados, era quase na frente de onde a lancha do passeio parava em Boca da Barra. Então é uma ótima opção para quem quiser ficar hospedado em Boipeba. Quem chegar com o passeio já pode descer ali na pousada mesmo com a bagagem depois de aproveitar as primeiras paradas do passeio.
Criatório natural de ostras em Canavieiras
A próxima parada do passeio Volta à Ilha foi Canavieiras, onde existe um criatório natural de ostras. Nós não comemos ostras, mas tirei foto do cardápio para colocar aqui.
Cairu e Convento de Santo Antônio
De lá o passeio continuou pelo rio do inferno para Cairu, onde paramos para visitar o Convento de Santo Antônio rapidamente. Do lugar onde o barco para até o convento é uma caminhada curta.
A entrada no Convento de Santo Antônio custa R$3,00 e é opcional para quem faz o passeio. Eu estava com a minha mãe e com meu namorado, mas apenas eu entrei para ver como era e tirar umas fotos. Como estávamos exaustos eles preferiram ficar descansando ali na frente.
Depois da parada no Convento de Santo Antônio o passeio Volta à Ilha retornou para Morro de São Paulo no final do dia.
Vale a pena fazer o passeio Volta à Ilha ?
O passeio Volta à Ilha é imperdível para quem visita Morro de São Paulo, principalmente para quem não for ficar uns dias em Boipeba. Os pontos altos do passeio foram a parada nas piscinas naturais de Moreré e na Praia da Cueira. Se a maré estivesse baixa para parar nas piscinas naturais de Garapuá esse também seria outra parada maravilhosa com certeza. Então vale muito a pena reservar um dia no roteiro por Morro de São Paulo para fazer o passeio Volta à Ilha.
Sites para ajudar no planejamento de viagens:
Hospedagem: Booking
Aluguel de carro: Rent Cars
Seguro viagem: Seguros Promo
O blog participa do programa de afiliados desses sites, então se você fizer alguma reserva usando esses links o blog ganha uma pequena comissão depois que a reserva estiver finalizada e você não paga nada a mais por isso!
Consultoria e roteiros de viagem personalizados
O planejamento de uma viagem por conta própria envolve muitas etapas, como definição do destino, das cidades, transportes, hospedagem, atrações, orçamento e outras. Para quem tem dúvidas sobre como planejar uma viagem por conta própria ou não tem tempo disponível para organizar tudo, é possível contratar uma consultoria de viagens onde posso ajudar você em todas as etapas do processo.
Mais detalhes sobre a consultoria: Consultoria de viagens
Contato: consultoria@planejandoviagens.com
Se você tem mais alguma dúvida, sugestão ou apenas gostou do post, deixe seus comentários abaixo! Para receber mais dicas de viagem curta a página do blog no Facebook ou siga nosso perfil no Instagram: planejando.viagens.
Muitooooo bom seu relato, foi sucinto e objetivo nas infos, pretendo fazer esse passeio quando visitar esse Paraíso muito famoso aqui na capital. Obrigado por compartilhar.
Oi Andy, que bom que gostou do post! 😀 Obrigada pelo comentário
Também adorei seu relato! Vou pra MSP em outubro e pretendo fazer o passeio Volta à Ilha, mas estou em dúvida sobre qual dia escolher: em um a maré mais baixa é às 10h52 e no outro às 11h26. Considerando o tempo de embarque e deslocamento até as piscinas naturais , qual dia você sugere que eu escolha? Obrigada 🙂
Oi Rejane, obrigada! Eu escolheria o dia com a maré baixa as 11h26, pois depois desse horário a maré já vai voltar a subir. Então se for as 10h52 quando você chegar lá vai ter pouco tempo com a maré baixa para aproveitar.
Olá, amei seu post, me ajudou muito tbm. Vou agora em novembro e estou com muitas dúvidas se fico em Morro ou Boipeba. Agora vc disse q ficou 2 dias em boipeba pelo passeio, ascendeu uma luz no meu roteiro. Como vc voltou pra Morro depois? Ou vc partiu de Boipeba?
Oi Silvia, muito obrigada! Desculpa a demora para responder. Eu fui para Boipeba com o passeio e depois voltei para Morro de São Paulo com o passeio em outro dia. Mas acho que o mais prático seria voltar direto de Boibepa para Salvador depois. Acho que também tem algumas empresas que fazem o trajeto Morro de São Paulo – Boipeba sem ser passeio, como a Agência Coco Dendê, talvez você pode entrar em contato com eles para perguntar.
Olá, Rejane. Lá tem de ficar ligada na tábua das marés, pq todo dia tem maré alta e baixa em horários diferentes. O pessoal que vende os passeios sabe direitinho (a Val é ótima. Qdo for entre em contato com ela que irá te orientar em tudo 75 9216-7164). Não deixe de fazer o passeio. Todas as vezes faço pq é delicioso! Boa viagem!!!
Mtoooo obrigada pelos seus posts, eles foram completos e foi de grande valia, pois estarei chegando em Morro na sexta e não estava por dentro desse site das marés e com o seu auxílio, já consultei e me programarei para o melhores horário!!!
Muito obrigada pelo comentário Adriana, que bom que o post te ajudou! 😀
Camila, vou para Morro no mês que vêm. Vi que além do passeio, você passou um dia e se hospedou em Boipeba. É o que pretendo fazer! 🙂 Eu vi vários blogs com esse roteiro mas não consegui entender a logística…hehe. As pessoas utilizam o passeio “volta a ilha” para chegarem lá e voltam no mesmo passeio do outro dia? Ou contratam um transporte particular para se locomoverem até lá? Pode me ajudar com essas informações?
Oi Rosane, desculpa a demora para responder. Realmente é bem confuso essa parte, eu também perdi muito tempo pesquisando sobre isso. Eu fui para Boipeba com o passeio e depois voltei para Morro de São Paulo com o passeio em outro dia, mas acho que provavelmente você teria que pagar o passeio 2 vezes e talvez não seja a melhor opção. Acho que o mais prático seria ir de Morro de São Paulo para Boipeba com o passeio e depois voltar direto de Boibepa para Salvador. Acho que pesquisando no google você também encontra algumas empresas que fazem o trajeto Morro de São Paulo – Boipeba sem ser passeio, como a Agência Coco Dendê.
Para esse passeio, é necessário fazer reserva com antecedência?
Oi Vitor, eu já fui para lá com todos os passeios reservados, mas acho que mesmo no próprio dia do passeio você deve conseguir contratar. Eu recomendaria tentar reservar pelo menos 1 dia antes para garantir. Também é importante ficar atento a quais dias a maré vai estar melhor para fazer o passeio.
Gostei bastante do site! Irei em abril e já peguei várias dicas…
Mas fica a dúvida: vale a pena fazer esse passeio pra quem for ficar uns dias em Boipeba também!?
Quantos dias recomendo ficar em Morro? E Boipeba?
Obrigada pelo comentário Fernando! Eu acabei usando esse passeio como meio de transporte até Boipeba e já levei minhas coisas para ficar hospedada lá. Mas se você for chegar em Boipeba de outra maneira e for passar uns dias lá, acho que o passeio saindo de Morro de São Paulo acaba não valendo tanto a pena. Acho que eu recomendaria no mínimo uns 3/4 dias inteiros em Morro de São Paulo e uns 2/3 dias inteiros em Boipeba, dependendo dos passeios que for fazer em cada lugar. Mas se tiver mais tempo acho que vale a pena ficar mais do que isso, eu só não fiquei mais tempo pq tinha dias de férias limitados mesmo.
Muito Obrigada, pela colaboração. Gostei das informações fotos e relatos!
Obrigada! 😊